Topo

Sobre as Águas

Regata na Guarapiranga

Antonio Alonso

28/01/2020 16h11

A abertura da temporada 2020 da vela estadual de São Paulo será em fevereiro.

O São Paulo Yacht Club (SPYC) promoverá a tradicional Regata de Abertura, prova disputada desde 1956.

Mais de 200 barcos e cerca de 500 velejadores são esperados no dia 1º de fevereiro.

Vão pra água as classes Optimist, Open Bic e Windsurf até 15 anos.

Já no dia 2 é a vez das demais classes, com destaque para a HPE25 (com cinco tripulantes), que participa pela primeira vez.

A largada nos dois dias está marcada para às 14h, próximo ao Parque da Barragem da Represa de Guarapiranga, e a premiação será feita no domingo, às 17h, na sede do clube.

A primeira edição foi realizada em março de 1956, por iniciativa de Sr. Cirill Milbourne, que deu a ideia ao então Comodoro do SPYC Bill Treacher.

Como o naquela época o nível da represa ficava muito baixo entre setembro e fevereiro devido a abertura das comportas que faziam as águas da Guarapiranga irem para a Billings, as atividades náuticas na Guarapiranga ficavam quase suspensas devido ainda à grande quantidade de tocos, que deixava a navegação perigosa.

A regata de Início de Temporada foi uma forma de festejar a volta das cheias e incentivar os velejadores de todos os clubes e classes a colocarem seus barcos na água.

Desde o início foi uma regata de longo percurso, com partida e chegada em frente ao SPYC e passando próximo aos demais clubes.

As premiações nas primeiras edições eram canecas de cerveja de prata inglesa importadas pela Casa Prime, entregues no tradicional chá após a regata realizado no SPYC.

A Regata de Abertura 2020 tem o patrocínio da Cultura Inglesa, organização do São Paulo Yacht Club e apoio da Fevesp e da CBVela.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas