Topo

Sobre as Águas

Peter Blake

Antonio Alonso

06/12/2019 12h04

Faz 18 anos que perdemos tristemente a lenda da Ocean Race, Sir Peter Blake.

Foi uma triste notícia (ocorrida no Brasil) para o mundo na vela.

Mas o ídolo da vela neozelandesa deixou um legado pra Volta ao Mundo. E ela não era chamada nem de Volvo Ocean Race ainda!

O neozelandês Peter Blake foi vencedor da The Ocean Race com o Steinlager 2 em 1989-90.

Essa vitória fez história como o primeiro barco com bandeira da Nova Zelândia a vencer a regata de volta ao mundo.

O Steinlager 2, que tinha 20% a mais de área vélica do que os adversários, venceu todas as seis etapas da competição!

A jornada para a vitória foi longa para Blake, que competiu pela primeira vez na prova com 24 anos de idade a bordo do Burton Cutter, na edição de 1973-74.

Daí surgiu a frase: "entra no seu sangue … e você não pode se livrar dela"

As lendas de Blake continuam hoje.

O filho de Blake, James, foi um Onboard Reporter na edição 2017-18 – e na quinta-feira, a The Ocean Race anunciou um retorno a Auckland em 2021-22 – décima segunda visita à Nova Zelândia em 14 edições.

Texto: Flávio Perez | The Ocean Race

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas