Topo

Sobre as Águas

Auckland na Ocean Race

Antonio Alonso

05/12/2019 10h52

A The Ocean Race confirmou seu retorno à cidade neozelandesa de Auckland para edição 2021-22 da regata de volta ao mundo.

O local é um dos pontos mais tradicionais de vela oceânica do mundo, reunindo atletas de ponta e equipes de alto nível em todas as competições da modalidade.

A stopover da Nova Zelândia tem uma relação especial com o Brasil, já que nas últimas três temporadas, os barcos saíram de Auckland com destino a Itajaí (SC).

A organização ainda não definiu o percurso, mas ambas estão confirmadas, assim como o porto de origem em Alicante, na Espanha, Cidade do Cabo, na África do Sul, Aarhus, na Dinamarca, Haia, na Holanda, e as estreia de Cabo Verde e Gênova, na Itália, essa última que será a parada final da regata.

"É um grande prazer confirmar que a The Ocean Race retornará a Auckland em 2021-22″, disse Richard Brisius, presidente da The Ocean Race.

"Consideramos Auckland o 'lar espiritual' da prova, com um legado construído nas lendas de velejadores da Nova Zelândia e vencedores como Sir Peter Blake e Grant Dalton, e agora com uma geração mais jovem com Peter Burling, Blair Tuke e Bianca Cook".

"Toda vez que chegamos aqui, vemos os fãs comemorando apaixonadamente os esforços incríveis que os melhores velejadores do mundo se comprometem a realizar na The Ocean Race".

A escala de Auckland vem à frente de uma das partes mais difíceis do evento, já que a flotilha sairá das águas protegidas do Golfo de Hauraki e mergulhará no Oceano Antártico (mares do sul), espremendo-se entre a Antártida e a América do Sul ao redor do famoso Cabo Horn.

A Nova Zelândia também terá uma equipe na regata. A atleta Bianca Cook, que competiu na última edição da The Ocean Race a bordo do Turn the Tide on Plastic, está liderando uma campanha na classe VO65.

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas