Topo

Sobre as Águas

Apivia campeão na IMOCA

Antonio Alonso

10/11/2019 00h07

A IMOCA 60 definiu, na noite deste sábado (9), o campeão da Transat Jacques Vabre Normandie Le Havre 2019.

O barco Apivia, comandado pelos franceses Charlie Dalin e Yann Eliès, fez o percurso da regata entre a França e o Brasil em 13 dias, 12 horas 8 minutos.

A dupla usou bem o poder dos foils e derrotou outras 28 que largaram para os 8 mil quilômetros entre Le Havre, na Normandia, e Salvador, na Bahia.

O veleiro é um dos mais novos da competição; Foi lançado em agosto deste ano e está equipado com foils, que ajudam a embarcação a andar mais rápido.

É a primeira vez na história que a regata, também conhecida como Rota do Café, tem esse número de IMOCAs.

A categoria está inserida no hall das principais regatas mundiais, incluindo a Transat Jacques Vabre, Vendée Globe, Ocean Race (antiga Volvo Ocean Race) e Rota do Rum utilizam a IMOCA 60 como barcos principais.

"Foi a minha maior vitória, com certeza! Esta é uma regata em que eu cresci vendo, que me fez sonhar quando eu saí da faculdade. Lembro quando eu saia para admirar os barcos em Le Havre", disse Charlie Darlin, que é da cidade de origem da regata.

O resultado em Salvador (BA) também foi histórico para o francês Yann Eliès, que levantou a taça pela terceira vez.

Pódio completo na Multi50

A regata Transat Jacques Vabre Normandie Le Havre definiu, neste sábado (9), o pódio completo da classe Multi50, uma das três no calendário de competição internacional.

Com a chegada do barco Primonial a Salvador (BA), o resultado da categoria está consolidado na edição 2019 da principal prova de vela oceânica em duplas do mundo.

O campeão da Multi50 foi o Groupe GCA Mill et une Sourires, seguido pelo Solidaires en Peloton ARSEP.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas