Topo

Sobre as Águas

Brasileiros na Barcolana

Antonio Alonso

01/11/2019 10h51

Recebemos o release da On Board dizendo que integrantes do comitê organizador da Semana Internacional de Vela de Ilhabela estiveram reunidos em Trieste, na Itália, no mês de outubro, com representantes da Barcolana, considerada a maior regata do mundo em número de barcos.

A Barcolana, para quem ainda não viu fotos do Borlenghi, é o maior encontro de vela da Europa, levando mais de 2.000 veleiros a Trieste.

O Kalu Souza e Silva e a Cris Lueth foram recebidos no clube de vela Società Velica di Barcola e Grignano, que organiza a Barcolana.

Saíram até no jornal local, olha isso

 

"Eles ficaram felizes em estreitar o relacionamento conosco na Semana de Vela, que é o maior evento de vela da América Latina. Convidei-os pra nos visitar em 2020 durante a nossa 47ª edição", contou Carlos Eduardo Souza e Silva, que recebeu atenção da mídia local durante a realização da regata.

A Barcolana reuniu mais de 15 mil velejadores de todo o mundo e teve como vencedor de 2019 o barco Way of Life, de propriedade do armador esloveno Gašper Vinčec. O Maxi de quase 27 metros fez o percurso no Golfo de Trieste em 1h54min10. A tripulação foi recebida nesta semana por Borut Pahor, presidente da Eslovênia.

Nomes de peso da vela mundial como a britânica Dee Caffari, a norte-americana Sally Barkow e a chinesa Vicky Song estavam na linha de largada da Barcolana junto aos brasileiros.

"Temos muito o que aprender com eles tanto tecnicamente quanto na coordenação de diversas organizações, clubes, marinas, prefeituras, entidades privadas e uma multiplicidade de patrocinadores e apoiadores".

O objetivo da visita do comitê organizador da Semana Internacional de Vela de Ilhabela aos representantes da Barcolana foi montar uma cooperação entre os dois eventos. Os italianos buscam aproximação com outros eventos internacionais icônicos como a Volta à ilha de Wright, na Inglaterra, por exemplo.

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas