Topo

Sobre as Águas

Loyalty, da Classe C30, vence tradicional Troféu Cayru no Guaíba

Antonio Alonso

23/10/2019 15h06

Loyalty: vitória no Rio Guaíba (Claudio Bergman / CDJ)

A tripulação do Loyalty ratificou a força da Classe C30 no XXIX Troféu Cayru, competição mais tradicional da vela no Sul do País. O barco do Veleiros do Sul (VDS) venceu duas das três regatas disputadas no Rio Guaíba, em Porto Alegre, na categoria IRC, somando quatro pontos perdidos. O Spin (Delta 32) ficou em segundo lugar com 8,5 pontos, enquanto o terceiro colocado San Chico (BB40) acumulou nove.

Na regata Ilha das Pombas, de percurso longo, no sábado (19), o Loyalty chegou em segundo lugar, logo atrás do San Chico. Após a largada o vento sul aumentou de intensidade, atingindo 20 nós (36 km/h) nas rajadas, à tarde. O Loyalty venceu as duas regatas barla-sota no domingo aproveitando a variação do vento de sul a sudeste entre 15 e 18 nós. As várias classes levaram mais de 30 barcos à capital gaúcha.

O comandante Alexandre Leal atribuiu a conquista do Loyalty à união da equipe. "É o resultado dos treinos. Temos uma tripulação definida e que deve seguir junta na temporada de 2020. Além de os velejadores terem experiência, ganhamos o reforço do tático Cachopa, que conhece o barco muito bem", enalteceu Leal. Fábio Pilar, o Cachopa, é campeão mundial de Laser Radial e conquistou títulos na Classe C30 com o Caiçara, em Ilhabela.

"O mais importante foi constatar que o time está muito bem treinado. Também adicionamos velas novas ao enxoval do Loyalty, que nos dão mais competitividade nas regatas de rating (tempo corrigido). A soma desses dois fatores nos deram a vitória, mas ainda temos o que melhorar", afirmou otimista, o comandante Leal.

Consagrado em Ilhabela – Procedente de Ilhabela (SP), antes de mudar de endereço para o Rio Guaíba, o Loyalty foi protagonista de várias conquistas na chamada Capital Nacional da Vela, incluindo o tetracampeonato brasileiro da Classe C30 de 2012 a 2015. O atual campeão nacional é o Kaikias Maserati, de Ilhabela, enquanto o Caballo Loco venceu a Semana de Vela, estabelecendo campeões inéditos em ambas as competições de 2019.

A disputa seguirá acirrada neste final de temporada em Ilhabela com a quarta e última etapa da Copa Suzuki de Vela Oceânica. Após oito vitórias em 21 regatas, Caballo Loco lidera com 29 pontos perdidos, incluídos cinco descartes. Kaikias Maserati soma 32 pontos, contra 33 do Caiçara, ou seja, a briga pelo título deve seguir indefinida até a última prova.

Os barcos Katana Portobello, eCycle +Realizado e Barracuda completam a flotilha da Classe C30 no XIX Circuito Ilhabela de Oceano. As regatas decisivas, com sede no Yacht Club Ilhabela (YCI), serão em 23, 24 e 30 de novembro, e em 1º de dezembro, dia de premiação e festa de encerramento para os velejadores da C30 e das classes HPE 25, IRC, RGS e Clássicos.

Copa Suzuki após três etapas (21 regatas e 5 descartes)

1 – Caballo Loco (Mauro Dottori) – 29 pontos perdidos

2 – Kaikias Maserati (Eduardo Mangabeira) – 32 pp

3 – Caiçara (Airton Schneider) – 33 pp

4 – Katana Portobello (Cesar Gomes Neto) – 50 pp

5 – eCycle +Realizado (José Luis Apud) – 60 pp

6 – Barracuda (Humberto Diniz) – 88 pp

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas