Topo

Sobre as Águas

Brasil e Portugal decidem Mundial Jr de Snipe amanhã

Antonio Alonso

04/10/2019 17h02

 

O provável título antecipado da dupla carioca Gustavo Abdulklesh e Leonardo Motta foi adiado para as regatas de sábado (5), último dia de competição em Ilhabela.

Após a regata de sexta-feira, os líderes mantiveram a liderança no geral mesmo com o oitavo lugar.

A tabela de classificação já tem a entrada do descarte do pior resultado. E os cariocas somam 6 pontos perdidos contra 13 dos portugueses Mafalda Pires de Lima e Tomas Pires de Lima e dos brasileiros Rafael Rizzato e Gerald Wicks.

Como foi nesta sexta-feira

O vento no litoral norte de São Paulo brincou de 'esconde-esconde' nesta sexta-feira (4) e obrigou a comissão de regatas a tentar pelo menos três procedimentos de largada na única prova do dia.

Mesmo assim foi disputada mais uma regata do calendário para atletas com até 22 anos. Após cancelar a primeira por causa dos ventos inconstantes e subir a tradicional bandeira Recon (adiamento) por duas vezes, os 15 barcos enfrentaram ventos fracos no Canal de São Sebastião.

Com ventos rondados de 5 a 7 nós, os baianos Rafael Rizzato e Gerald Wicks escolheram o lado esquerdo da raia enquanto os outros ficaram mais lentos até a primeira boia! A partir daí, os dois abriram vantagem e fecharam na liderança com ampla vantagem.

"O segredo foi manter a calma, pois a gente estava ansioso para ganhar a primeira no campeonato! Faltava essa vitória. Pegamos uma esquerdinha, acabamos acertando e abrimos em relação à flotilha", disse o timoneiro Rafael Rizzato.

A vantagem dos baianos para os portugueses Mafalda Pires e Tomás Pires, que chegaram em segundo, foi superior a dois minutos.

Os brasileiros Pedro Pianna e Frederico Francavilla ficaram em terceiro.

Participam do Mundial Júnior de Snipe 15 barcos de Argentina, Brasil, Japão, Portugal e Uruguai. As equipes permanecem para o Sênior, que começa na semana que vem.

O evento principal do Mundial de Snipe 2019 terá mais de 80 duplas de 12 países e sua cerimônia de abertura oficial será no sábado (5).

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas