Topo

Sobre as Águas

Ellion da Praia Grande (SP)

Antonio Alonso

25/09/2019 09h00

Ellion Santana de Jesus e Ricardo Barbosa, o Ricão, estão confirmados no mundial de Snipe. O evento terá ao todo 80 duplas de 12 países.

O jovem de 15 anos iniciou na vela em um projeto social chamado "Navega São Paulo", que tinha vinculo com sua escola municipal em Praia Grande (SP).

Ellion começou no projeto aos 10 anos, junto do irmão, Edras.

Cinco anos depois, ele vive a expectativa de disputar o Campeonato Mundial da classe, o primeiro de sua carreia.

"Minha expectativa para o Mundial é conseguir ir bem no campeonato, com uma boa colocação. Vou usar essa experiência como mais um aprendizado, quero também aproveitar cada momento que eu estarei ali junto com os outros atletas, pois é o meu primeiro campeonato Mundial", comentou o jovem velejador.

A competição internacional mais importante da classe será disputada na Escola de Vela Lars Grael entre representantes de 12 países: Argentina, Bélgica, Brasil, Cuba, Espanha, Estados Unidos, Itália, Japão, Noruega, Peru, Portugal e Uruguai.

Ellion foi campeão brasileiro da classe Dingue, ao lado do seu irmão e vê no Mundial de Snipe uma alternativa para crescer no esporte que escolheu para a vida.

"Vou competir com atletas de nível bem elevado, os melhores do mundo, e esta experiência com certeza vou levar para o resto da minha vida, e estou confiante para o campeonato, e tenho fé que vai dar certo. Treinei muito para isso", finalizou.

Realizado de dois em dois anos, o Mundial de Snipe será dividido entre as versões júnior (até 22 anos), de 2 a 5, e na sequência o sênior, aberto a todas as idades.

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas