Topo

Sobre as Águas

Haia na Ocean Race

Antonio Alonso

11/09/2019 13h17

A cidade holandesa de Haia foi anunciada, nesta quarta-feira (11), como ponto de parada da The Ocean Race, regata de volta ao mundo, que começa em 2021.

Será a terceira vez consecutiva que Haia recebe os barcos do evento, considerado um dos maiores da vela oceânica mundial. Na edição 2014-15, os holandeses fizeram um pit-stop.

Já na temporada passada, ou seja 2017-18, Haia abrigou a última etapa, coroando a emocionante vitória do Dongfeng Race Team.

"É fantástico saber que a The Ocean Race voltará a Haia", disse a holandesa Carolijn Brouwer, integrante do Dongfeng Race Team. "Foi uma experiência maravilhosa poder compartilhar nossa vitória na última prova com tantos amigos, familiares e fãs".

A Holanda tem uma forte presença no evento desde os primeiros anos quando a regata era chamada de Whitbread Round the World. O herói local Connie Van Rietschoten conquistou vitórias consecutivas nas edições 1977-78 e 1981-82 do evento.

Até hoje, o 'holandês voador' é o único na função de skipper a conquistar dois triunfos na competição de vela oceânica. Atualmente, Bouwe Bekking tem se destacado, competindo em oito edições. Comandante do Team Brunel nas duas últimas provas, o velejador quer ser campeão na próxima edição da Ocean Race.

"Parabéns a Haia e a todos os envolvidos", disse Bouwe Bekking. "Acho que a parada na última vez foi a melhor de todas e, como esportista, esse tipo de entusiasmo é uma das razões pelas quais você pratica a vela".

O processo de seleção das cidades-sede para a edição de 2021-22 da The Ocean Race está em fase de conclusão e mais locais serão anunciados nas próximas semanas, seguidos pelo percurso completo!

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas