Topo

Sobre as Águas

Te Aihe

Antonio Alonso

06/09/2019 17h17

Te Aihe", o primeiro AC75 a tocar a água, é um produto não apenas da Emirates Team New Zealand, mas também do coletivo de patrocinadores, parceiros e todas a comunidade náutica para a America's Cup 2021.

A Emirates New Zealand divulgou nome do barco para próxima edição da America's Cup

O golfinho "Te Aihe"

Nesta semana, o defensor do título da America's Cup, o Emirates New Zealand, colocou o modelo na água para a alegria dos fãs kiwis

Durante o evento estavam presentes velejadores e suas respectivas famílias, além de patrocinadores e fornecedores do time.

Um dos presentes, Kevin Shoebrigde, que supervisionou o lançamento de diversos barcos ao longo desses últimos anos, ficou surpreso com a embarcação.

"Está é uma ocasião significativa para equipe, não apenas por ser outro barco novo, mas porque quando vencemos a America's Cup, em 2017, tivemos que criar rapidamente um novo conceito de barco, que continuaria a impulsionar a competição", disse Kevin.

Na regra da America's Cup, o detentor do título escolhe o local das regatas e o modelo do veleiro para a competição seguinte! Além disso, o ETNZ já está na final direto.

Foram necessárias mais de 100.000 horas de trabalho para desenvolvimento e construção do barco.

Ao todo, 65 pessoas trabalharam firme no ano passado para finalização do projeto.

Sean Regan, que liderou as ações da construção do "Te Aihe", contou sobre como foi todo o processo de estudo e preparação da embarcação.

"Nós construímos uma equipe realmente grande, e totalmente comprometidas, que fizeram de tudo para terminar com o maior brilho esse barco. Mesmo para os mais experientes da equipe, essa foi uma construção muito única, porque é uma embarcação tão sofisticada. Pode-se considerar o barco uma vanguarda no sentido de design e desempenho", exaltou Sean.

Agora a equipe fará um período de testes, que serão realizados na Nova Zelândia durante essas duas próximas estações.

O time conta com a "sorte" de treinar justamente no local da próxima edição da America's Cup, que será em março de 2021.

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas