Topo

Sobre as Águas

Regata Aratu-Maragojipe

Antonio Alonso

24/08/2019 01h00

Será disputada neste sábado (24), com largada às 10h, a Regata Aratu-Maragojipe.

O evento comemora 50 anos e irá receber 177 barcos de sete estados brasileiros (Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná).A realização é do Aratu Iate Clube, clube náutico sediado na Baía de Aratu, em Simões Filho (BA).

O percurso tem um trecho de mar com 16 milhas náuticas passando por locais como a Ilha da Maré, Ilha dos Frades, Itaparica e Reserva Ambiental da Ilha do Medo e mais 30km pelo Rio Paraguaçu.O ponto final será em Maragojipe.

"É um ano especial para o evento e a vela baiana. É uma regata única pois poucas regatas no mundo você começa navegando no mar e entra navegando no rio, ela larga na base naval de Aratu no fundo da Baía de Todos os Santos e entra no Rio Paraguaçu, um cenário lindo onde os barcos de balão vão serpenteando. Tem um número grandes de participantes além de outros escoltando, é um evento grandioso", afirmou Lars Grael.

 

Foto: Maurício Cunha

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas