Topo

Sobre as Águas

Marielle presente na Semana de Vela

Antonio Alonso

16/07/2019 21h10

No desfile dos barcos da Semana de Vela de Ilhabela 2019, um dos veleiros chamou atenção do público no píer da vila.

Mais aplaudido do que vaiado, um barco com a vela principal com a foto grafitada de Marielle Franco passeava pela manhã ensolarada do domingo (14), horas antes da regata de abertura.

O Henriette II, um Clássico de 1946, é o dono da homenagem à Marielle Franco, ativista política defensora dos direitos humanos, morta em 2018.

Projetado na Holanda para disputar uma regata comemorativa do pós-guerra, de acordo com pesquisas do comandante José Paulo de Paula e Silva,  o barco foi um dos mais fotografados e procurados pela imprensa.

O velejador Zé Paulo disse que idéia de fazer a homenagem nos remete à situação de polarização política que o País está vivendo, desde 2013.

"Escolhi Marielle porque acho importantíssimo, quem ela era é uma questão absolutamente emblemática em relação a questões que transcendem ideologias, são questões humanitárias". 

Zé Paulo é alemão criado em São Paulo e morador de Ilhabela há 33 anos.

"A gente sabia que ia gerar uma polêmica bastante grande. Mas valeu muito a pena. Marielle é muito maior que o seu assassinato".

"É o que queremos transmitir, sem nenhuma agressividade ou posicionamento fundamentalista."

Nada de regatas nesta terça

A chegada de uma frente fria alterou a programação da 46ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela. Em função dos ventos fortes, chegando a rajadas de 35 nós, as regatas da classe HPE previstas para esta terça-feira (16) foram canceladas.

Para os velejadores, foi um descanso bem-vindo após a disputa da regata Ilha de Toque-Toque por Boreste, que seguiu noite adentro para algumas equipes.

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas