Topo

Sobre as Águas

Alunos da Escola de Vela de Ilhabela na SIVI

Antonio Alonso

18/06/2019 12h59

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela 2019 abre espaço para os alunos das escolinhas da modalidade de Ilhabela (SP) e região promovendo a regata Vela do Amanhã. A prova com as 60 crianças e adolescentes que fazem parte dos projetos da ilha será na segunda-feira, 15 de julho, um dia após a realização da Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil e as outras regatas de abertura do evento. A data foi escolhida justamente por ser o dia de folga dos velejadores que vão enfrentar os trajetos mais longos do calendário da competição.

Todos os barcos inscritos na Semana Internacional de Vela de Ilhabela 2019 podem participar da regata Vela do Amanhã. Até o momento, mais de 100 barcos confirmaram presença no evento, considerado o maior da modalidade na América do Sul.

"Conclamamos a todos os barcos disponíveis a participarem dessa ação, que não só fomenta a vela como também tem um importante cunho social. Será uma regata com provavelmente duas pernas ou um pequeno percurso. O presidente da comissão de regatas, Cuca Sodré, definirá na hora", disse Mauro Dottori, diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela (YCI).

Os alunos que participarem das regatas vão receber medalhas após as provas. "Essa regata proporciona o maior intercâmbio entre os velejadores e donos de barco com os alunos que estão sendo formados pela escola. É muito importante que a comunidade da vela conheça o trabalho que está sendo feito em Ilhabela e quem sabe consigam levar para suas cidades o exemplo daqui", contou Alexandre Paradeda, campeão mundial e pan-americano, além de coordenador da Escola de Vela de Ilhabela.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas