Topo

Sobre as Águas

Classe C30 abre Circuito Ilhabela de Vela Oceânica

Antonio Alonso

15/03/2019 19h54

Disputa acirrada na Classe C30 em Ilhabela (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

A Classe C30 inicia neste final de semana (16 e 17/3) a tradicional Copa Suzuki – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, que neste ano chega à 19ª edição. O barco que se tornou referência nas raias do Canal de São Sebastião é o Caiçara UV.Line que, comandado por Marcos de Oliveira Cesar, faturou os quatro últimos campeonatos (2015 a 2018).

Os adversários do tetracampeão na C30, têm evoluído e abrem a perspectiva de ameaçar a hegemonia do Caiçara em Ilhabela. Kaikias Maserati, por exemplo, conquistou há um mês o Circuito Oceânico Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, superando experientes tripulações locais como Zeus Team e Katana Portobello. O gaúcho Loyalty e o paulista Caballo Loco também correram em Jurerê. A competição valeu ainda como primeira etapa do Campeonato Brasileiro da Classe C30.

A tripulação do Caiçara, além de bem treinada, é exímia conhecedora dos regimes de ventos e correntes nas raias de Ilhabela. "Não pudemos correr em Floripa. Ilhabela é o nosso começo de temporada e estamos ansiosos para competir. Os adversários estão cada vez mais bem preparados, o que nos obriga a evoluir como time", constata o proeiro do Caiçara, Gabriel De Capitani.

Marcos Cesar espera que o entrosamento a bordo supere a falta de ritmo de regata. "Infelizmente não tivemos condições de correr em Santa Catarina. Pelo tempo em que ficamos parados, estamos defasados em relação aos demais barcos, mas estamos entusiasmados. Precisamos pegar a mão logo e seguir em frente. Vamos lá, com otimismo", exclama o comandante do Caiçara.

O Caiçara teve em 2018 o chamado "ano perfeito". Além do tetra na Copa Suzuki, conquistou o inédito título brasileiro e o bicampeonato na Semana de Vela de Ilhabela. Caballo Loco em segundo e eCycle +Realizado em terceiro lugar, completaram o pódio da Copa Suzuki de 2018, com Kaikias Maserati e Barracuda complementando a flotilha. Neste ano, o circuito está aberto também às classes: ORC, IRC, HPE 25, RGS e Bico de Proa.

A regata deste sábado, provavelmente de percurso, se o vento permitir, terá largada às 13h. No domingo, as provas começam ao meio-dia. A previsão do Windguru é de vento sueste de 6 a 8 nós, mudando para leste no domingo, com intensidade semelhante. O fim de semana deve ser nublado em Ilhabela com temperaturas entre 24 e 28°C e possibilidade de chuva no final da tarde de sábado.

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas