Topo

Sobre as Águas

A escolha de uma feira náutica

Antonio Alonso

11/03/2019 14h46

A cidade de Itajaí receberá, de 19 a 21 de abril, no feriado de Páscoa, a primeira feira voltada exclusivamente para a vela.

É o Vela Show!!! Não é igual ao Boat Show, pois não terá nada de lanchas e iates.

Veleiros exclusivamente!

Eles vão repetir as regatinhas de OP, como o Academy da Volvo Ocean Race, para dar visibilidade e atrair a garotada.

E por falar em Volvo, a Volta ao Mundo (e também a Transat Jacques Vabre) motivaram a escolha de Itajaí para organizar esse evento inédito.

São esperados vários velejadores e estaleiros também!

Mas aqui vai uma declaração do organizador do evento, o Edilberto Almeida, sobre o motivo da escolha.

"Nós quando fizemos o projeto, procuramos Santos, Guarujá, e por saber da potência de São Paulo, queríamos lá. Mas não achamos local adequado. Fomos para o Rio de Janeiro, falamos com a Marinha da Glória e também não conseguimos.. Nesse tempo levantamos outras possibilidades como Ilhabela, Paraty… Quando você tem um evento grande, devemos levar em conta vários fatores. Rede hoteleira, facilidade para chegar, aeroporto, condição rodoviária. Tudo isso é levado em consideração. Soubemos que Itajaí tem despontado como um dos principais polos de vela. Recebeu a Volvo Ocean Race e outras regatas importantes. Quando fomos lá ficamos impressionados. Tem uma importância grande no estado e até no Brasil. A estrutura hoteleira é excelente, um aeroporto de navegantes próximo. Nós tivemos a oportunidade de encontrar a ANI, a Associação Náutica de Itajaí. Eles nos orientaram e apoiaram. Dessa forma escolhemos Itajaí. Eles já tem um local para as regatas. Os restaurantes também estão preparados. Esses foram os fatores que foram levados em conta e Itajaí cumpre com isso".

O evento Vela Show conta com o apoio de diversas instituições e associações do setor, como a Confederação Brasileira de Vela, a Federação Náutica Catarinense, a Marina Itajaí, o Instituto Brasileiro de Ciências Náuticas (IBCN), a Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiro (ABVC), a Associação de Parapente de Itajaí e Região (Apir), ACATMAR Associação Náutica, Viva Itajaí, Associação Brasileira de Kitesurf (ABK), Secretaria Municipal de Turismo de Itajaí, AVESAL, Associação Náutica de Itajaí (ANI) e SAILBRASIL.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas