Topo

Sobre as Águas

Mussulo na RORC

Antonio Alonso

24/02/2019 20h11

Os brasileiros do Mussulo 40 Team Angola Cables correram a 11ª edição da RORC Caribbean 600 na Class40.

A regata teve ao todo 76 equipes de 21 países.

O time angolano/brasileiro ficou em sétimo após as 600 milhas entre as 11 ilhas do Caribe.

A equipe foi comandada pelo angolano residente no Brasil José Guilherme Caldas.

O barco tinha ainda Leonardo Chicourel, António Nunes, Rafael Martins e Alberto Vita.

O Team Musullo 40 Angola Cables chegou mais de 9 horas depois do vencedor, o Eärendil.

A categoria dos 40 pés contou com 10 veleiros na disputa pelas ilhas caribenhas

"Nós fizemos o melhor possível para preparar o barco. Tivemos um bom desempenho nos primeiros dias, primeiras pernas, mas tivemos problemas genoa, o que atrapalhou no contra-vento. Ou seja, perdemos tempo. Foi uma regata dura, porém muito agradável", disse José Guilherme.

"Foi uma regata com ventos muito fortes, na maior parte de 20 a 25 nós, com muitas variações. Só tínhamos uma pequena buja para ter um melhor desempenho. Foi muito interessante para treinar para a Cape2Rio 2020, que será no início do ano", completou o angolano, que fez a Transat Jacques Vabre 2017 com Leo Chicourel.

"Todas as classes tiveram uma competição incrível e muitas terminaram a prova com apenas alguns minutos de diferença, especialmente na batalha entre Maserati e Argo e os Class40", comentou Eddie Warden Owen, CEO da RORC.

"Havia muitos barcos e atletas novos nesta edição e a qualidade da flotilha e dos velejadores continua impressionando a cada ano".

Saiba todos os vencedores aqui

http://caribbean600.rorc.org/Race-Information/Results/

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas