Topo

Sobre as Águas

Regata de Volta ao mundo confirma mudança de nome

Antonio Alonso

18/02/2019 11h26

Olá, amigos leitores

Como antecipamos ano passado aqui no Sobre as Águas, a Volvo Ocean Race mudou de nome depois de duas décadas!

Agora é The Ocean Race

Depois de comprar os direitos de nome da regata da Whitbread, a Volvo transferiu a propriedade para um novo grupo, liderado por Richard Brisius e Johan Salén. 

A The Ocean Race ainda segue com a montadora sueca Volvo como parceira comercial, mas não como naming rights.

Dois tipos de barco competirão na regata de volta ao mundo: IMOCA 60s e os VO65s (usados nas duas últimas temporadas).

A Ocean Race tem equipes que já demonstram forte interesse em participar e cada tipo de barco será para um determinado grupo de velejadores.

Os IMOCAs ficarão com os atletas mais renomados e premiados; Já o VO65s com os novos velejadores 

Mais informações em www.theoceanrace.com

 

O início

No ano 1973, a competição foi viabilizada com os apoios financeiros garantidos pelo patrocínio da Whitbread, que deu o nome à prova, e a British Royal Naval Sailing Association. 

A partir de 2001, a Volvo Personvagnar AB, fabricante sueco de veículos e motores, passou a patrocinar a prova, dando origem ao nome.

De lá pra cá, grandes ícones da vela fizeram história na regata, incluindo o brasileiro Torben Grael, campeão em 2008-09.

Foi o bicampeão olímpico que comandou o único barco do país na prova, o Brasil 1 na edição 2005-06.

Relembre como foi a última edição — https://www.torcedores.com/noticias/2018/06/dongfeng-race-team-e-o-campeao-da-volvo-ocean-race-2017-18

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas