Topo

Sobre as Águas

Star Sailors League Finals: com 21 medalhas olímpicas, o show vai começar

Antonio Alonso

04/12/2018 13h22

Scheidt e Maguila: atuais vice-campeões (Marc Roullier / SSL)

As águas azuis e transparentes da Baía de Montagu irão se transformar em passarela para o desfile de talentos dos melhores velejadores do mundo a partir desta terça-feira (04). No currículo das 25 duplas da Star Sailors League Finals, estão 21 medalhas olímpicas, além de vários títulos mundiais. Com cinco pódios em olimpíadas, Robert Scheidt, vencedor da primeira edição em 2013 e atual vice-campeão, é uma das estrelas de 2018.

Destaque para o também bicampeão olímpico Iain Percy, que compete pela primeira vez na Classe Star, após a perda trágica do amigo e proeiro de longa data, Andrew Simpson, em um treino para a Amerca's Cup em 2013. O último campeão olímpico de Star, nos Jogos de 2012, o sueco Fred Lööf, dono de três medalhas, é mais um consagrado velejador em Nassau.

Embora nunca tenha conquistado uma medalha olímpica, o norte-americano Mark Mendelblatt retorna à Baía de Montagu como o competidor de maior sucesso da SSL Finals, com duas medalhas de ouro e duas de bronze, sempre ao lado de Brian Fatih, o parceiro dos Jogos de Londres. O polonês Mateusz Kusznierewickz, com duas medalhas olímpicas na Classe Finn, velejará com Dominik Zycki.

O campeão mundial de Star de 2017, o norueguês Eivind Melleby, correrá com o norte-americano Joshua Revkin. O atual líder do ranking dos timoneiros da SSL, à frente de Scheidt e de Paul Cayard, o italiano Diego Negri terá como parceiro o alemão Frithjof Kleen, campeão da SSL Finals de 2017 com o britânico Paul Goodison, na épica final com vitória por um segundo contra Scheidt e Maguila.

A SSL Finals reúne jovens talentos e velhos lobos do mar, considerados lendas da vela. O cubano naturalizado norte-americano, Augie Diaz, 64 anos, foi campeão europeu de Star neste ano e campeão mundial há dois anos, ao lado do medalhista olímpico Bruno Prada. Da mesma forma, outro norte-americano, Paul Cayard, 59 anos, parte para a quinta SSL Finals. O vencedor da Withbread Volta Mundo, terá o brasileiro campeão europeu de Star, Arthur Lopes como proeiro.

Esquadra brasileira – Scheidt e Boening, o Maguila, estarão novamente entre os 25 finalistas. A dupla foi medalha de bronze em 2016 e vice-campeã em 2017. Scheidt, venceu a primeira edição da SSL Finals em 2013 ao lado de Bruno Prada, que neste ano correrá com o norte-americano Augie Diaz. O atual campeão mundial de Star, Jorge Zarif, formará dupla com Pedro Trouche, enquanto o medalhista olímpico Lars Grael retornará à raia de Nassau com Samuel Gonçalves, representante da Marinha do Brasil. Arthur Lopes, campeão sul-americano de Star com Scheidt há três semanas no Rio de Janeiro, estará ao lado de Paul Cayard.

Adrenalina ao vivo – Nos quatro primeiros dias as 25 tripulações correm 11 regatas, todos contra todos, com apenas um descarte. As dez primeiras colocadas permanecem no campeonato para disputar três regatas no dia decisivo: quartas de final, semifinal e final. O líder da fase de classificação vai direto à final. O segundo colocado passa para a semifinal. A cada regata da fase decisiva três barcos são eliminados.

As regatas serão transmitidas ao vivo na Internet com os comentários de especialistas e convidados especiais no estúdio. Na água, a mais recente tecnologia em câmera HD, assim como o Virtual Eye 3D Graphics, proporcionarão uma visualização emocionante, em detalhes, intercalando-se imagens ao vivo com a telemetria animada dos barcos, direto das águas azuis e transparentes da Baía de Montagu.

Quem quiser "velejar" sem sair da poltrona, poderá jogar o Virtual Regatta, vídeo game com a simulação de todas as situações de uma regata. Acesse nosso no site oficial, Facebook, Instagram e Twitter para conferir as informações da SSL Finals 2018 e de outras competições da Star Sailors League:

As 25 duplas da SSL Finals 2018

Iain Percy (GBR) – Anders Ekström (SWE)
Šime Fantela (CRO) – Antonio Arapović (CRO)
Robert Scheidt (BRA) – Henry Boenig (BRA)
Freddy Lööf (SWE) – Edoardo Natucci (ITA)
Mateusz Kusznierewicz (POL) – Dominik Życki (POL)
Max Salminen (SWE) – Johan Tillander (SWE)
Paul Cayard (USA) – Arthur Lopes (BRA)
Diego Negri (ITA) – Frithjof Kleen (GER)
Pavlos Kontides (CYP) – Markus Koy (GER)
Tonči Stipanović (CRO) – Frederico Melo (POR)
Gerogy Shayduko (RUS) – Vitalii Kushnir (UKR)
Lars Grael (BRA) – Samuel Gonçalves (BRA)
Xavier Rohart (FRA) – Pierre-Alexis Ponsot (FRA)
Jorge Zarif (BRA) – Pedro Trouche (BRA)
Ruggero Tita (ITA) – Enrico Voltolini (ITA)
Zsombor Berecz (HUN) – Michael Maier (CZE)
Kevin Peponnet (FRA) – Mark Strube (USA)
Hamish Pepper (NZL) – Steve Mitchell (GBR)
Francesco Bruni (ITA) – Nando Colaninno (ITA)
Mark Mendelblatt (USA) – Brian Fatih (USA)
Eivind Melleby (NOR) – Joshua Revkin (USA)
Geroge Szabo (USA) – Roger Cheer (CAN)
Augie Diaz (USA) – Bruno Prada (BRA)
Ondřej Teplý (CZE) – Antonis Tsotras (GRE)
Guido Gallinaro (ITA) – Kilian Weise (GER)

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas