Topo
Sobre as Águas

Sobre as Águas

Aviso de regata da Volta ao Mundo

Antonio Alonso

04/10/2018 11h38

A próxima edição da regata de Volta ao Mundo, prevista para começar em 2021, terá duas classes barcos segundo o primeiro aviso de regata divulgado pela organização.

Usado na temporada 2017-18, o veleiro Volvo Ocean 65 segue no start list da competição de vela oceânica.

 A novidade é a entrada do IMOCA 60, usado em provas como Vendee Globe e Transat Jacques Vabre. James Blake
A partir de 11 de dezembro de 2018, as equipes, sindicatos e velejadores podem anunciar suas campanhas.
A regra provisória diz que as equipes usando os barcos IMOCA 60 competirão pelo título geral da regata, enquanto as tripulações que comandam o VO65 participam do Youth Challenge Trophy. A maioria dos 10 velejadores no barco precisará ter menos de 30 anos de idade, com um mínimo de três atletas com menos de 26 anos.
"Essas regras vão garantir oportunidades para os melhores atletas de vela participarem do nosso evento", disse Richard Brisius, CEO da volta ao mundo. "Ao mesmo tempo, estamos abrindo uma porta mais ampla para os velejadores competirem em um dos eventos mais importantes do nosso esporte mais cedo, através do troféu da juventude".
"Historicamente, as inovações de design e desempenho têm sido um componente importante do sucesso nesta regata desde 1973", disse o co-presidente Johan Salén.
"A classe IMOCA 60 está na vanguarda da tecnologia para monocascos offshore e os velejadores e designers estarão buscando todas as vantagens técnicas que encontrarem." Nas próximas semanas e meses, mais informações serão divulgadas, incluindo detalhes sobre a rota, a regra da classe IMOCA e novas iniciativas de sustentabilidade que se baseiam no programa premiado.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.