Topo
Sobre as Águas

Sobre as Águas

Copa Vela Master Brasil: talento e experiência na Guarapiranga

Antonio Alonso

25/09/2018 18h58

Flotilha de Snipe na Guarapiranga (JMendes / YCP)

O último fim de semana de setembro (29 e 30) na Represa Guarapiranga estará reservado para o talento dos mais experientes velejadores das classes Laser (Standard e Radial), Snipe e Finn. A Copa Vela Máster Brasil já recebeu mais de 40 inscrições e deverá alcançar cerca de 60 barcos com tripulantes distribuídos em categorias a partir de 35, 40 e 45 anos conforme a classe, chegando a ultrapassar a idade de 80 anos.

A competição será válida pelo Campeonato Paulista Máster das quatro classes e também pela 6ª Etapa do Circuito Vela Máster Brasil de Laser (STD e RAD). Estão previstas quatro regatas, duas por dia, com largadas a partir das 13h no sábado e das 12h no domingo, sem descarte. A organização é da Fevesp – Federação de Vela do Estado de São Paulo e do YCP – Yacht Club Paulista, com apoio do YCSA – Yacht Club Santo Amaro.

O Grupo Vela Master Brasil foi idealizado pelo velejador olímpico Manfred Kaufmann Jr, o Fips, representante brasileiro da Classe Flying Dutchman nos Jogos de Moscou, em 1980. A iniciativa de manter os velejadores veteranos competindo em alto nível, teve inspiração na experiência vivenciada por Kaufmann no World Master Games em abril de 2017 na Nova Zelândia, com 200 participantes na Classe Laser.

"Os atletas da categoria máster, que desejam seguir em atividade, têm o direito de competir em igualdade de condições e em eventos próprios. Nas competições internacionais, há situações específicas para que o regulamento se ajuste ao perfil dos velejadores como, número de regatas por dia e velocidade máxima do vento. A disputa é o que importa, mas também há várias atividades de confraternização", afirma Kaufmann.

Neste ano, uma das primeiras ações do Vela Master Brasil foi estabelecer o Circuito Brasileiro Máster de Laser, em seis etapas. O Campeonato Paulista Máster (29 e 30/9) será a sexta etapa. As anteriores foram realizadas em Recife, Florianópolis, Niterói, Juiz de Fora e Rio de Janeiro. O ranking nacional máster será formado pela pontuação de cinco etapas de 2018, mais o Campeonato Brasileiro em janeiro de 2019, em Niterói (RJ). No próximo ano serão incluídas etapas em Brasília e Porto Alegre como novidades.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.