Topo

Sobre as Águas

Classe HPE 25 tem virtual campeão da Semana de Vela de Ilhabela

Antonio Alonso

28/07/2018 11h23

Largada da Classe HPE 25 em Ilhabela (André Costa / HPE)

A experiência e o entrosamento da tripulação local estão elevando o Ginga a outro patamar na Classe HPE 25. O barco do comandante Breno Chvaiver, único paulistano ao lado de três ilhabelenses, chegou nesta sexta-feira (27) à marca de seis vitórias em seis regatas e precisa apenas de um oitavo lugar entre 16 barcos em uma das duas regatas deste sábado para conquistar o quinto título da Semana de Vela de Ilhabela.

A mudança do vento, de leste para sul, e a queda na intensidade, impediram que fosse dada a segunda largada. Ginga venceu a única regata do dia, seguido por Fit to Fly Maserati, vice-líder do campeonato, e por Mussulo Angola Cables. Com Ginga e Fit to Fly em posições confortáveis, a briga pela medalha de bronze promete emoção. Take Ashauer, Conquest ecom e Espetáculo estão separados por apenas cinco pontos.

"Estamos satisfeitos com nosso desempenho. Eles (Ginga) estão em outro nível. É preciso muito treino para emparelhar com eles. Quem tiver essa ambição vai ter de se dedicar muito. Amanhã (sábado), vamos brigar para manter a segunda colocação, o que será um grande resultado", considerou o tático do Fit to Fly, Alexandre Paradeda. Em 2017 o barco foi vice-campeão brasileiro e da Semana de Vela, atrás de Phoenix e Ginga, respectivamente, nas duas competições disputadas em Ilhabela

O Espetáculo, do Yacht Club Santo Amaro (YCSA), está surpreendendo pela regularidade, com cinco quintos e um quarto lugares. "Está sendo uma semana muito proveitoso para o aprendizado. É um prazer velejar ao lado do Xandi (Paradeda), da galera do Ginga e de tantos velejadores profissionais. Somos uma tripulação nova na classe e será ótimo se mantivermos o top cinco. Vamos para cima neste sábado", decidiu o tático do Espetáculo, Nícolas Garcia.

 

Classe HPE 25 na Semana de Vela de Ilhabela

1 – Ginga (Breno Chvaicer): (1)+1+1+1+1+1 = 5 pontos perdidos

2 – Fit to Fly Maserati (Eduardo Mangabeira): 3+3+2+2+(6)+2 = 12 pp

3 – Take Ashauer (Marcos Ashauer): 2+2+4+(9)+3+8 = 19 pp

4 – Conquest ecom (Marco Hidalgo): 4+4+3+3+(8)+7 = 21 pp

5 – Espetáculo (Luiz Staub): (5)+5+5+5+5+4 = 24 pp

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas