Topo

Sobre as Águas

Tecnologia eleva nível das regatas e aproxima público da Semana de Vela

Antonio Alonso

25/07/2018 15h29

Vai longe o tempo em que velejadores contavam apenas com os sinais da natureza para orientar a navegação. Avanços tecnológicos como radar, GPS, sonda, sinais via satélite e câmeras tornam a tarefa de singrar os mares mais segura e eficaz. Na Semana de Vela de Ilhabela, a tecnologia ajuda a aproximar o esporte náutico do público. Imagens ao vivo, mapa com evolução dos barcos em tempo real e narração com locutores especializados, trazem para a terra, mais especificamente para o Race Village, as emoções das disputas na água. Boletins meteorológicos diários também colaboram para aumentar o nível das regatas.

Kadu Baggio e Murillo Novaes fazem a narração das regatas

Instalado no Centro Histórico de Ilhabela, o Race Village conta com um telão onde são projetadas a evolução em tempo real. Para monitorar a localização dos barcos no mar, é feita uma triangulação de dados via satélite. Por meio dos mapas, é possível acompanhar a luta por posições no oceano. Para quem preferir obter as informações direto no computador, tablet ou smartphone, basta acessar o link: http://www.spotagora.com/svilhabela18. A diferença é que, na Vila, é possível contar com o auxílio das explicações e análises de dois especialistas em vela. Ricardo "Kadu" Baggio e Murillo Novaes explicam cada detalhe das provas ao público.

"É uma oportunidade para o público leigo conhecer um pouco mais sobre o nosso esporte, entender como é sua dinâmica. Isso porque, a pessoa assiste uma regata da terra e não entende nada. Afinal, diferente de uma prova de atletismo, por exemplo, onde todos correm alinhados, na vela, muitas vezes, vai um barco para cada lado. Além disso, com a estrutura de imagens e narração no Race Village, ajudamos a democratizar a modalidade, porque a maioria dos eventos é feita em clubes e isso restringe o acesso aos associados. Aqui, no meio do Centro Histórico, todos podem participar", explica o locutor Kadu.

Palestra meteorológica atrai grande público

Bons ventos – A tecnologia também auxilia os velejadores em terra. Diariamente, às 18h, o Race Village promove um Boletim Meteorológico, com João Hackerott. Doutor em meteorologia pela Universidade de São Paulo (USP) INPE e University of Bergen (Noruega), analisa e informa a previsão dos ventos para o dia seguinte, o que permite aos velejadores planejarem suas táticas com antecedência. "Trazemos para a 45ª Semana de Vela de Ilhabela a mais avançada tecnologia em previsão do tempo que existe no mundo. Estamos processando modelos com altíssima precisão sobre o Canal de São Sebastião, o que permite prever com alto grau de assertividade como os ventos se comportarão ao longo das regatas", explica ele, que também é velejador. Com 22 anos de experiência no mar, Hackerott foi campeão Brasileiro de Laser Radial (2007 e 2015) e representou o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 (4° lugar na classe Sunfish). Também é possível obter informações no https://ilhabela.muitobonsventos.com.br/#/.

Mídias sociais e wi-fi – As redes sociais também compartilham informações das regatas da 45ª Semana de Vela. As disputas no mar são exibidas ao vivo pela fan page da Prefeitura de Ilhabela – https://www.facebook.com/PrefeituraIlhabela/ e também na página da Secretaria de Esportes – https://www.facebook.com/esportesilhabela/. Para acessar a internet no Race Village é possível se conectar com a rede de wi-fi gratuita. A rede é .SVIlhabela2018wifi e, após cadastro, a navegação é liberada.

Público acompanha a regata do Píer da Vila

Público acompanha regata do Píer da Vila – Após dois dias de regatas válidas pela Ilhabela Cup, a quarta-feira (25) marcou o reinício das competições válidas pela Semana de Vela. Foi um show para o público, que teve a oportunidade de ver os barcos bem de perto, quando realizaram manobras 'colados' ao Píer da Vila. As disputas serão diárias até o próximo sábado (28), quando serão conhecidos os campeões de todas as classes.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas