Topo

Sobre as Águas

Campeão da Volvo Ocean Race será definido neste domingo

Antonio Alonso

23/06/2018 19h23

Leg 11, from Gothenburg to The Hague, day 03. Heli LIVE as the fleet blast south, eyes set on The Hague. 23 June, 2018.

A manhã deste domingo (24) definirá o campeão da Volvo Ocean Race 2017-18. A regata entre Gotemburgo (Suécia) e Haia (Holanda) é a última da temporada. O título está entre três equipes: MAPFRE, Dongfeng Race Team e Team Brunel. Quem chegar em primeiro é o campeão.

O MAPFRE lidera provisoriamente com o Dongfeng Race Team poucas milhas atrás. A diferença do primeiro ao sétimo não é maior do que 20 milhas.

A disputa é apontada como a mais apertada da história de 45 anos da Volta ao Mundo. Na última edição, por exemplo, o Abu Dhabi Ocean Racing chegou nas etapas finais com o título garantido.

Os barcos descem pela costa da Dinamarca neste sábado (23) e devem lidar com várias zonas de exclusão até a Alemanha. A aproximação a holandesa Haia deve ocorrer na madrugada de sábado.

Na ponta, o MAPFRE pode dar a um barco espanhol o primeiro campeonato da Volvo Ocean Race. O campeão olímpico Xabi Fernández está a cargo da façanha.

"Tivemos um começo ruim, mas depois voltamos muito bem e ficamos presos com Dongfeng o tempo todo. Eu posso ver o bigode de Charles (Caudrelier, comandante de Dongfeng)", brincou Xabi Fernández.

Apenas dois atletas espanhóis foram campeões, mas com esquipes de outros países. O navegador Joan Vila estava no alemão Illbruck em 2001 e Chuny Bermudez de Castro com Abu Dhabi em 2014-15.

Com chances reais, o chinês Dongfeng Race Team espera definir tudo no sprint. "Eu acho que nós vamos dormir quando chegar a Haia. Nós só temos um pouco mais de um dia para completar e a Volvo Ocean Race. Temos que continuar fazendo de tudo", contou Pascal Bidégorry.

O comandante Charles Caudrelier já foi campeão da regata, em 2011-12, com o Groupama 4.

Mais atrás, o Team Brunel ainda sonha, mas decisões equivocadas da equipe nos primeiros dias de prova podem ter tirado a chance de Bouwe Bekking, veterano de 8 regatas, ser vencedor.

Há também uma grande batalha na parte de trás da da tabela onde Turn the Tide on Plastic e SHK / Scallywag lutam até o fim pelo sexto lugar para evitar a lanterna.

A previsão de chegada em Haia aponta entre 9h e 13h de domingo

Todas as informações atualizadas minuto a minuto estão disponíveis em www.volvooceanrace.com.

Leg 11, from Gothenburg to The Hague, day 3 on board AkzoNobel. 23 June, 2018.

Classificação geral da Volvo Ocean Race após 10 etapas

1. MAPFRE – 65 pontos

2. Equipe Brunel – 65 pontos

3. Dongfeng Race Team – 64 pontos *

4. team AkzoNobel – 53 pontos

5. Vestas 11 horas de corrida – 38 pontos

6. SHK / Scallywag – 30 pontos

7. Turn the Tide on Plastic – 29 pontos

* Um ponto adicional por ter feito mais milhas em menos tempo durante toda a prova

** Se houver empate na classificação geral, a Série In-Port servirá como desempate. O MAPFRE foi o campão das regatas costeiras

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas