Topo

Sobre as Águas

Barco holandês assume a ponta da décima etapa

Antonio Alonso

14/06/2018 16h05

Leg 10, from Cardiff to Gothenburg, day 4 on board Brunel. Alberto Bolzan on the helm. 13 June, 2018.

Faltando menos de 110 milhas para a chegada em Gotemburgo (Suécia), o cenário tem Team Brunel e o MAPFRE disputando a vitória da etapa com diferença mínima entre eles. Os barcos já se aproximam do destino final da décima perna da Volvo Ocean Race 2017-18, a penúltima do campeonato.

A previsão é que os veleiros concluam a prova de 1.300 milhas no fim da tarde desta quinta-feira (14). Atrás dos líderes estão team AkzoNobel, Turn The Tide on Plastic e Dongfeng Race Team, esse último é o primeiro colocado na classificação do campeonato.

Se a etapa terminar assim, Brunel e MAPFRE ficariam empatadas no topo da tabela com 65 pontos, enquanto Dongfeng Race Team, cairia para terceiro na classificação geral com 64 pontos.

"Como vimos em todas as etapas, não termina até você cruzar a linha de chegada", disse Kyle Langford, do Team Brunel. "Vimos o lado ruim dessa história em Newport, quando perdemos a etapa faltando 30 segundos. Tudo é possível até o final".

Os espanhóis do MAPFRE ainda insistem na vitória! "Estamos todos empurrando o máximo que podemos", disse Antonio 'Neti' Cuervas Mons do MAPFRE. "Acho que Brunel encontrou um novo modo que os fez navegar mais rápido que nós. Nós somos talvez mais rápidos que eles a favor do vento".

A etapa de 1.300 milhas largou de Cardiff, no País de Gales, no domingo (10).

Classificação geral da Volvo Ocean Race

1. Dongfeng Race Team – 60 pontos

2. MAPFRE – 59 pontos

3. Team Brunel – 57 pontos

4. team AkzoNobel – 48 pontos

5. Vestas 11 horas de corrida – 36 pontos

6. SHK / Scallywag – 29 pontos

7. Turn the Tide on Plastic – 26 pontos

* Dongfeng Race Team deve somar 1 ponto por ter percorrido a volta ao mundo em menos tempo

** Se houver igualdade na classificação geral, a tabela da In-Port Race Series será usada para desempate.

Classificação geral das In-Port Race Series

1. MAPFRE – 56 pontos

2. Dongfeng Race Team – 49 pontos

4. Team Brunel – 41 pontos

3. team AkzoNobel – 39 pontos

5. Vestas 11 horas de corrida – 26 pontos

6. Sun Hung Kai / Scallywag – 21 pontos

7. Turn the Tide on Plastic – 17 pontos

Leg 10, from Cardiff to Gothenburg, LIVE from the helicopter day 05. 14 June, 2018.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas