Topo

Sobre as Águas

Zarif campeão da Copa do Mundo

Antonio Alonso

11/06/2018 10h15

Em Marselha, Jorge Zarif se tornou o campeão da Copa do Mundo da World Sailing, antes chamada de ISAF

O brasileiro venceu a regata da medalha da classe Finn e conquistou o ouro

34 pontos perdidos contra 51 do neozelandês Josh Junior

Assim como em Hyères (quando ganhou uma etapa de Copa do Mund), o brasileiro dominou a regata da medalha em Marselha. Montou todas as boias em primeiro lugar, apesar de um começo ruim na prova decisiva.

"Tive uma largada terrível. Honestamente, não fazia ideia do que seria melhor, direita ou esquerda, e fiquei no meio da flotilha. Então vi muito vento vindo pelo lado direito. Tentei ir por ali e deu certo. Desta vez tive sorte", descreveu.

A próxima competição do Jorginho será o Mundial de Classes Olímpicas, em Aarhus, na Dinamarca, a partir de 30 de julho.

"O objetivo no Mundial é classificar o Brasil. Vai ser muito difícil. São só oito vagas nessa primeira classificatória. Vou lutar para estar mais uma vez nos Jogos e, se vier uma medalha em Aarhus, melhor ainda", disse Zarif.

Confira os resultados completos do Brasil em Marselha:

Finn – Jorge Zarif, ouro, 34 p.p.

470 – Fernanda Oliveira/ Ana Barbachan, 6º lugar, 63 p.p.

Nacra 17 – João Bulhões/ Gabriela Nicolino, 9º lugar, 92 p.p.

Nacra 17 – Samuel Albrecht/ Bruna Martinelli, 10º, 99 p.p.

RS:X Feminina – Patrícia Freitas, 9º lugar, 78 p.p.

Sailing’s 2018 World Cup Series will conclude with the Final in Marseille, France from 3-10 June 2018. Following three Rounds in Japan, USA and France, the Final sees the Series Champions crowned in eight fleets. A total of 212 sailors from 34 nations will race in 156 boats in Marseille.
© Pedro Martinez/Sailing Energy/World Sailing

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas