Topo

Sobre as Águas

Equilíbrio entre rivais nas regatas da Classe C30 em Ilhabela

Antonio Alonso

11/06/2018 17h20

Perna de popa para a Classe C30 em Ilhabela (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

A tripulação do líder da Classe C30 na Copa Suzuki – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, Caiçara, encontrou rival à altura nas regatas deste fim de semana (9 e 10/6) no Canal de São Sebastião. Em cinco provas, foram três vitórias do Caiçara e duas do Caballo Loco. A segunda etapa, também chamada de Warm Up para a Semana de Vela (20 a 28/7) será concluída no próximo fim de semana (16 e 17).

"Parece que o Caballo Loco afiou as ferraduras, o que é muito bom porque eleva o nível das regatas e deixa a classe ainda mais competitiva. Eles dominaram o sábado, mas conseguimos nos recuperar no domingo. O fim de semana foi divertido e estamos animados para o próximo", declarou o comandante do Caiçara, Marcos de Oliveira Cesar.

O entusiasmo também envolveu a tripulação do Caballo Loco, que já pensa mais longe, na Semana de Vela de Ilhabela. "Foi literalmente um dia da caça, outro do caçador. Nosso barco anda melhor com vento forte, mas no domingo a intensidade diminuiu", analisou Mauro Dottori, comandante do Caballo Loco. O vento, sempre de quadrante leste, chegou à rajadas de 15 nós no sábado, caindo para 8 ou 9 nós no dia seguinte.

"O mais importante é que vimos evolução em todas as tripulações. eCycle+Realizado andou na frente e Kaikias está progredindo, com seus tripulantes pegando a 'mão' do barco. Na noite de sexta-feira fomos recepcionados no Yacht Club Ilhabela por uma bela macarronada e canoa de cerveja. Uma prévia da festa que será a Semana de Vela logo após a Copa do Mundo", observou Dottori.

O terceiro colocado, eCycle+Realizado, conquistou três segundos lugares, um estímulo para os tripulantes. "As regatas de domingo foram interessantes apesar do vento mais fraco. Aproveitamos para testar algumas alterações que funcionaram bem, tanto nas manobras quanto no ajuste das velas. Precisamos encontrar um pouco mais de velocidade no contravento, pois, com a vela balão o barco tem se mostrado bastante rápido. Semana que vem tem mais e ajustaremos ainda melhor nossas regulagens", desejou Ricardo Apud, trimmer do +Realizado.

Ratificando o equilíbrio da Classe C30 entre os três primeiros colocados, após cinco regatas e um descarte, o Caiçara lidera a etapa com cinco pontos perdidos. Caballo Loco soma sete pontos, à frente do +Realizado, com nove. Incluindo-se as classes HPE 25, IRC e RGS, 35 barcos correram no primeiro fim de semana da segunda etapa da Copa Suzuki.

 

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas