Topo

Sobre as Águas

Nona etapa da Volvo Ocean Race será definida nos metros finais

Antonio Alonso

28/05/2018 17h07

Leg 9, from Newport to Cardiff, day 10 on board Team AkzoNobel. Martine Grael. 28 May, 2018.

A decisão da nona etapa da Volvo Ocean Race 2017-18 promete ser novamente equilibrada, com diferença mínima entre os barcos.
A perna transatlântica de 3.300 milhas náuticas, que liga Newport (Estados Unidos) a Cardiff (País de Gales), será concluída na madrugada desta terça-feira (29) e terá pontuação dobrada.

Na atualização de placar da tarde desta segunda-feira (28), Team Brunel e AkzoNobel, dois barcos da Holanda na regata, estavam em empate técnico faltando 59 milhas para a conclusão. Diferença de menos do que uma milha entre eles.

O AkzoNobel tem a campeã olímpica brasileira Martine Grael na sua tripulação.

Um pouco mais atrás está o Dongfeng Race Team, que deve assumir a liderança da classificação se mantiver a terceira colocação na perna até Cardiff.

"Nosso sonho é ganhar e vingar a etapa 8", disse Charles Caudrelier, comandante do Dongfeng Race Team.

"Brunel e AkzoNobel navegaram bem desde o início e estão brigando, mas existe a possibilidade que cometam erros. O problema não é o vento e sim a corrente! Temos um plano e acredito que vamos acertar".

Leg 9, from Newport to Cardiff, day 09 on board Dongfeng. 28 May, 2018. Horace checking the locals.

Com ventos que não superam 10 nós de velocidade, a chegada deve ser em câmera lenta. Lembrando que uma forte corrente dará o tom no canal de Bristol.

Mas nada está perdido para o MAPFRE, que na última etapa conseguiu passar três barcos na aproximação a Newport, após dias de regata desde Itajaí (SC). O resultado colocou os espanhóis na liderança do campeonato.

"Agora temos um problema bastante grande. O Vestas 11th Hour Racing está 30 ou 40 milhas na nossa frente e os outros barcos mais", contou Blair Tuke, do MAPFRE. "Espero que tenha alguma junção da flotilha, mas pelo jeito não teremos isso.

A previsão de chegada dos vencedores no Horário de Brasília varia de 00h30 a 2h desta terça-feira (29).

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas