Topo
Sobre as Águas

Sobre as Águas

As primeiras 24 horas da etapa entre Newport e Cardiff

Antonio Alonso

21/05/2018 17h56

Leg 9, from Newport to Cardiff, day 02 on board Dongfeng. 21 May, 2018.

As primeiras 24 horas da nona etapa da Volvo Ocean Race 2017-18 ficaram pelo caminho e o Dongfeng Race Team teve o melhor desempenho. A perna, que tem pontuação dobrada, é a antepenúltima do campeonato e liga Newport (Estados Unidos) a Cardiff (País de Gales).

Os chineses precisam da vitória ou pelo menos chegar uma posição à frente do líder MAPFRE para igualar as coisas! Nesta segunda-feira (21), a diferença do Dongfeng era de 30 milhas náuticas no Atlântico.

Com muita neblina no início da etapa, os barcos se espalharam no caminho. Dongfeng Race Team, Turn the Tide on Plastic e o MAPFRE estavam mais ao norte. "Estamos felizes por estar de volta e por isso estamos indo muito bem", disse Pablo Arrarte, do MAPFRE, nesta manhã.

"Em termos de velocidade, estamos bem, então temos que nos concentrar e não tomar decisões erradas. O Dongfeng parecia ter boa velocidade e fez um ótimo trabalho na noite passada. Eles estão algumas milhas à frente, mas há um longo caminho a percorrer".

O atual ETA – data prevista da chegada – para os barcos em Cardiff varia entre 28 e 29 de maio.

Leg 9, from Newport to Cardiff, day 1 on board Brunel. Peter Burling and Bouwe Bekking takes the lead at the start. 20 May, 2018.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.