Topo

Sobre as Águas

FelciUno, de Francisco Freitas, é campeã da Búzios Sailing Week

Antonio Alonso

04/04/2018 14h07

Time comandado por Francisco Freitas abriu seis pontos de vantagem sobre o segundo colocado

Tripulação do FelciUno comemora a vitória na Búzios Sailing Week (Foto: Gonzalo Arselli)

Tripulação do FelciUno comemora a vitória na Búzios Sailing Week (Foto: Gonzalo Arselli)

A Búzios Sailing Week chegou ao fim neste sábado com um saldo mais do que positivo para a equipe do FelciUno. Com três vitórias em cinco regatas, o time do Clube dos Jangadeiros, comandado por Francisco Freitas, conquistou o tetracampeonato do evento. Acostumados a velejar no San Chico, eles mostraram que o entrosamento se mantém a bordo de qualquer barco.

"Para mim foi um desafio ter vindo para Búzios. Mesmo tendo uma equipe experiente, que veleja junto há muito tempo, o FelciUno é bem diferente do que estamos acostumados. Ele tem balão assimétrico, plana bastante em ângulos mais orçados e é um pouco diferente a velejada mais de popa rasa. Não sabia se conseguiríamos nos adaptar de um dia para o outro, mas o barco é muito fácil de velejar e conseguimos nos adaptar rápido. Esta equipe muito guerreira e ajuda muito", disse o comandante Xico.

A configuração do Felci 315, deixa todos os ajustes de vela principal e mastro na mão do timoneiro. É ele quem regula a vela mestra com os ajustes fino e rápido, o estai de popa e o traveler. "Ter estes ajustes sob a minha responsabilidade deixa tudo mais rápido", disse Xico. E rapidez também foi algo percebido por eles, já que o barco de 31,5 pés chegou a andar com 7,5 nós de contavento, velocidade compatível com barcos maiores, de 40 pés.

"A última regata da série foi a mais divertida. Tivemos dois traveses em que chegamos a velejar a 12,5 nós, em rajadas de cerca de 16 nós e o barco esteve sempre sob controle. Tanto o Umberto Felci, projetista, quanto a Delta Yachts foram muito felizes com a construção deste barco. Ele é muito fácil de tocar, mesmo em condições que exigem um pouco mais. A ideia do Raimundo Nascimento em criar um barco que se adequasse tanto para cruzeiro quando para regata deu muito certo. Em nome da tripulação do San Chico queria agradecer o Raimundo pelo convite de participar desta competição com um veleiro tão bom", completou o comandante.

De Búzios agora o barco segue para Santos, onde ele fica ancorado. Além do FelciUno, a Delta Yachts já está produzindo mais duas unidades do modelo Felci 315.

FeliciUno no contravento (Foto: Gonzalo Arselli)

FeliciUno no contravento (Foto: Gonzalo Arselli)

RESULTADO FINAL DA BÚZIOS SAILING WEEK:

1. FelciUno, Francisco Freitas, 6 pontos perdidos
2. Miragem, Paulo Freire, 12 pp
3. Bravíssimo, Luciano Secchin, 13 pp
4. Santa Fé, N. Thomé, 14 pp
5. Maestrale, Adalberto Casaes, 17 pp

SOBRE O FELCIUNO (FELCI 315):

Desenho: Umberto Felci
Construção: Delta Yachts
Comprimento: 31,5 pés (9,5m)
Linha d'água: 8,5 m
Boca máxima: 3,25m
Deslocamento: 2.950 kg
Calado: 1,95m
Tanque de diesel: 45l
Tanque de água: 110l
Motor: Yanmar 15hp rabeta
Área vélica: 34m² (mestra) + 25m² (genoa) + 94m² (gennaker)

Para mais informações sobre o barco, acesse: https://www.deltayachts.com.br/felci315/

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas