Topo

Sobre as Águas

Martine nada com tartaruga em Cape Town

Antonio Alonso

04/12/2017 16h05

 A campeã olímpica Martine Grael aproveitou o intervalo para o início da terceira perna da Volvo Ocean Race – que será em 10 de dezembro – para conhecer o Two Oceans Aquarium.
Martine teve a chance de mergulhar com as tartarugas resgatadas afetadas pela poluição do plástico.
O Two Oceans Aquarium não tem apenas uma coleção de algumas das criaturas mais bonitas e majestosas do oceano. É também um centro único de reabilitação de tartarugas – tratando tartarugas lesadas, muitas vezes levadas na costa e encontradas por pessoas comuns.
A poluição plasmática é uma das maiores ameaças às espécies de tartaruga.
Martine convive com esse problema como velejadora, inclusive postou uma foto na Baía de Guanabara, local onde conquistou seu ouro olímpico, mostrando a sujeira nas águas cariocas. A foto viralizou mundialmente.
"Um dos maiores problemas para as tartarugas é que elas normalmente comem água-viva, por isso é fácil confundir as bolsas de plástico com alimentos. Minha mãe fez muitas biópsias de tartarugas. Dá pra ver muito plástico nos estômagos".
Ela acrescenta: "O problema é que, uma vez que ingeriram plástico, depois não não podem comer mais nada, então morrem de fome".
"Todos queremos transformar a maré do plástico e encorajar as pessoas a usar materiais mais reutilizáveis, mas ao mesmo tempo estamos consumindo muito isso. E qual é o lugar certo para o plástico? Mesmo que entre no aterro sanitário, ainda há um grande problema".
"Eu realmente quero que as pessoas mudem seus modos de vida, porque precisamos mudar. Estamos em uma parte da história onde precisamos mudar para poder ver o futuro".

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas