Topo

Sobre as Águas

Campeões sul-americanos de Star comemoram título na Copa Paulista

Antonio Alonso

30/11/2017 13h34

Bellotti e Bueno, do YCP, campeões sul-americanos de Star (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

Marcelo Bellotti e Maurício Bueno, estão retornando de Buenos Aires após a conquista do Campeonato Sul-Americano da classe Star. A dupla do Yacht Club Paulista (YCP) vai comemorar o título inédito no quintal da casa deles, a Represa Guarapiranga, aproveitando a 12ª Etapa da Copa Paulista, a última da temporada, neste sábado, 2 de dezembro, com a primeira regata às 13h00.

Ao longo do ano Copa Paulista movimentou assiduamente a represa com as participações de mais de 400 velejadores e cerca de 200 barcos de 18 classes diferentes, motivo que faz os campeões sul-americanos considerarem o YCP como cenário ideal para as comemorações. "Foi na represa que iniciei minha carreira na vela, na Escola BL3. É praticamente minha casa, e o Yacht Club Paulista é onde estão os meus amigos", justificou Bellotti. São esperados mais de 50 barcos.

Antes de chegar ao topo do pódio no Club Nautico Olivos, às margens do Rio da Prata, Bellotti já havia conquistado prata e bronze no Sul-Americano de Star. "Desde 2015 eu e Maurício temos treinado muito na Guarapiranga e em Ilhabela, mas o que nos fortaleceu foi a amizade sincera construída há três anos. Não vemos a hora de chegarmos ao YCP para festejarmos com os amigos", desejou Bellotti. A dupla ainda tem parceria com o Iate Clube de Santos e apoio da BSS Blindagens.

Eficiência na água e no asfalto – Além das 35 milhas velejadas nas turvas águas do Rio da Prata, com duas vitórias em sete regatas e apenas 13 pontos perdidos, a "epopeia do ouro" ainda incluiu 4.600 quilômetros de asfalto entre São Paulo e Buenos Aires, amenizados pela conquista. "Ainda bem que vencemos. Já pensou retornar tudo isso sem o título? Seria muito mais desgastante", afirmou Bellotti, enquanto atravessava o Estado do Paraná rebocando em seu carro o barco campeão, Capatosta.

Destacada por Bellotti como principal fator de resgate da vela na Guarapiranga, a Copa Paulista, criada em 2015 como Copa YCP, tem como maior atração nesta última etapa, pontuação dobrada nas regatas para o Ranking Anual. À noite, a premiação da temporada será feita durante jantar de confraternização no YCP. A classe mais ativa do ano vai receber o Troféu Joerg Bruder, em homenagem ao tricampeão mundial de Finn.

Será entregue também a premiação da 11ª Etapa, que teve entre os vencedores, Arno Buchli Jr, e Silvio Faleiros (ASBAC) na classe Day Sailer, André Schwarz (YCSA) na Laser, Enrico e Frederico Francavilla (YCSA) na Snipe, Mauro Arruda e Maria Violeta Gaspar (Sailing Center) na MT19' e o barco Bond Girl, de Rique Wanderley (YCSA), na HPE 25. Além do YCP, Também organizaram a Copa Paulista neste ano, YCSA, CCSP e ICS.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas