Topo

Sobre as Águas

Ritual do Netuno

Antonio Alonso

12/11/2017 20h40

Os barcos da Volvo Ocean Race se aproximam da passagem pela Linha do Equador. Será nesta segunda e muitos novatos, como a campeã olímpica Martine Grael, passarão pelo rito tradicional do Netuno. O goldenboy Peter Burling, que ganhou rio 2016, America's Cup e ISAF Sailor of the Year entrará na dança.

Sempre que um marinheiro de primeira viagem cruza a linha imaginária, os mais velhos fazem brincadeiras a bordo.

O Dongfeng será o primeiro a passar por lá. Com ele colados mais quatro barcos! Os doldrums foram terríveis para os líderes da segunda etapa da Volvo Ocean Race.

E o experiente Bouwe Bekking, comandante do Brunel, escreveu um texto relatando, em forma de brincadeira, uma visita prévia do rei dos mares a bordo do veleiro da Holanda.

Veja na íntegra

Durante as primeiras horas desta manhã, obtive uma visita do todo-poderoso mestre dos mares: REI NETUNO! Ele esgueirou-se para trás enquanto estava no leme.

Bom dia, comandante! Faz um tempinho que não nos vemos. Você ainda não deixou crescer a sua barba? Eu perdi a conta de quantas passagens pelo Equador você já fez, mas apenas vim para verificar quantos novatos você tem a bordo? Minhas gaivotas espiãs dizem que são muitos e você sabe que isso não me deixa feliz!

Caro Rei, você está maravilhoso como sempre, você deve lembrar de me enviar essa fermentação famosa que sempre está bebendo. Os anos não passam para o senhor? Respondendo, nós temos apenas três recém-chegados, um da terra de Cloggy, um Kiwi e um Aussie.

O QUE? Então você realmente tem esses caras a bordo que foram para a Copa das América no meu pequeno retiro das Bermudas? Um dia eles cortaram um pedaço da minha barba com esses barcos de foile. Isso me irritou, vou descobrir mais no próximo dia! Com certeza vou cumprir meu prometido.

Antes da minha resposta, ele deu uma pirueta para trás do barco. Nossos leg jumpers ficariam com inveja.

Então meu intuito é garantir que os recém-chegados tenham uma grande e áspera acolhida ao EQUADOR !!!

Felicidades,

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas