Topo

Sobre as Águas

Classe C30 rumo ao final da temporada de oceano em Ilhabela

Antonio Alonso

10/11/2017 13h12

Líder Caiçara e Katana Portobello em Ilhabela (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

As tripulações dos velozes barcos da classe C30 preparam o retorno à raia para a última das quatro etapas da Copa Suzuki – Circuito Ilhabela de vela oceânica. A decisão da temporada começa com a desafiadora Regata Volta à Ilha, em homenagem ao navegador neozelandês Sir Peter Blake, bicampeão da America's Cup e que visitou o Yacht Club Ilhabela na passagem pelo Brasil em 2001 com o veleiro Seamaster.

Sempre competitiva e extremamente equilibrada devido à semelhança entre os barcos e ao elevado nível das tripulações, a classe nos últimos anos vem apresentando domínio do Caiçara. Candidato ao tricampeonato consecutivo e também vencedor da tradicional Semana de Vela de Ilhabela de 2017, o Caiçara traz a expressiva marca de 14 vitórias em 26 regatas. Os duelos com o rival Caballo Loco têm sido frequentes neste ano na Capital Nacional da Vela.

O comandante Marcos de Oliveira Cesar costuma atribuir o bom desempenho do Caiçara aos treinos e à dedicação de sua equipe. "O esforço dos tripulantes e aprimoramento nos treinos fizeram a diferença na Semana de Vela. Espero que também façam na última etapa da Copa Suzuki, sempre muito disputada". Na Volta à Ilha de 2016, o Caiçara cruzou a linha de chegada apenas 11 segundos à frente do Caballo Loco, após sete horas de regata.

A flotilha paulista da classe C30 conta ainda com as embarcações: Barracuda, eCycle +Realizado e Kaikias, tripulado por representantes da Marinha do Brasil. Além da C30, a quarta e última etapa da Copa Suzuki contará com as classes: HPE 25, RGS, IRC e Bico de Proa. São esperados mais de 30 barcos nas regatas decisivas. A competição será concluída em 2 e 3 de dezembro.

Classificação parcial da C30 na Copa Suzuki (26 regatas e 4 descartes)

1 – Caiçara (Marcos de Oliveira Cesar): 27 pontos perdidos
2 – Caballo Loco (Mauro Dottori): 36 pp
3 – eCycle +Realizado (José Luiz Apud): 56 pp
4 – Barracuda (Humberto Diniz): 71 pp
5 – Katana Portobello (Cesar Gomes Neto): 92 pp
6 – Kaikias (Renata Dcnop): 100 pp

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas