Topo
Sobre as Águas

Sobre as Águas

Vai ter Transat Jacques Vabre

Antonio Alonso

21/09/2017 09h41

Agora não tem mais volta!

Depois da demora em confirmar, Salvador (BA) será o destino da Transat Jacques Vabre

Ontem, em Paris, teve o lançamento oficial da Regata do Café. Para quem não sabe, Jacques Vabre é uma marca de café famosa por lá e Le Havre, cidade que sedia a abertura do evento, foi o maior entreposto de café da Europa no século passado

O comunicado oficial diz isso:

Com 39 barcos e 78 velejadores inscritos, a 13ª edição da Transat Jacques Vabre promete ser o principal evento da vela oceânica com chegada no Brasil em 2017. As quatro classes participantes (Class40, Multi 50, IMOCA60 e Ultime) disputarão o percurso de 4.350 milhas náuticas, equivalente a 8.056 quilômetros, entre a cidade de Le Havre (França) e Salvador, na Bahia. Nesta quarta-feira (20), a apresentação oficial da 13ª edição foi feita à imprensa internacional em Paris na presença dos skippers e dos organizadores do evento.

Os participantes da 13ª Transat Jacques Vabre estiveram frente a frente pela primeira vez antes da disputa nesta quarta-feira (20). O encontro, que reuniu os 78 participantes, foi feito na avenida Champs-Elysées, em Paris durante o lançamento oficial da edição 2017. Entre os presentes, estiveram Xavier Mitjavila, Presidente da JDE França – dona da marca de café Jacques Vabre, Luc Lemonnier, prefeito de Le Havre, Cláudio Tinoco, Secretário de Turismo de Salvador e José Alves, Secretário de Turismo do Governo do Estado da Bahia. Neste ano, a abertura oficial da Vila da Regata em Le Havre, no próximo dia 27 de outubro, marcará não só o início da Transat Jacques Vabre, mas também o fim das festividades pelos 500 anos de aniversário da Normandia, região da França mais atingida durante a Segunda Guerra Mundial.

Para a semana que antecede a largada, uma série de animações e apresentações musicais estão programadas em Le Havre. Três semanas mais tarde, é Salvador, na Bahia, que assumirá a responsabilidade de sediar a chegada da maior regata transatlântica dez anos desde a última vez que a cidade acolheu a travessia.

O evento na capital baiana tem abertura ao público no dia 12 de novembro, no Terminal Turístico Náutico da Bahia, com animações ao longo de toda a semana. Nesse mesmo período, há previsão de chegada de dois terços dos 39 barcos participantes, entre eles os maiores barcos a vela de competição do mundo. Edição de alta performance A Class40 (monocascos de 40 pés) é a mais numerosa desta edição, são 17 barcos participantes, seguida pela classe IMOCA (monocascos de 60 pés), com 13 inscritos. Pela Multi50 (multicascos de 50 pés), serão seis – dentre eles, veleiros que testarão pela primeira vez o uso dos fólios. Já pela classe Ultime, maiores barcos a vela de competição do mundo, três super trimarãs de alta performance estarão na disputa.

 

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.