Sobre as Águas

Campeão brasileiro da classe C30 é destaque em Ilhabela

Antonio Alonso

14/09/2017 19h03

Flotilha de C30 em Ilhabela (Marcos Méndez / SailStation)

Nos dois próximos finais de semana (16 e 17, 23 e 24/9) a competitiva classe C30 é atração na 3ª Etapa do Circuito Ilhabela de vela oceânica, a Copa Suzuki. O líder da temporada, Caiçara, veleja pela primeira depois de vencer a Semana de Vela, em julho, também em Ilhabela. A flotilha da C30 contará ainda, com o reforço do atual campeão brasileiro, Katana Portobello, de Florianópolis.

O barco catarinense permaneceu no Yacht Club de Ilhabela (YCI) após conquistar o título brasileiro de C30. O Katana venceu as duas etapas do Brasileiro de 2017: Florianópolis em fevereiro e Ilhabela em julho. Simultaneamente, o Caiçara ganhou a Semana de Vela, abrindo a perspectiva de regatas emocionantes neste fim de semana, considerando-se também as forças de Caballo Loco, eCycle +Realizado, Barracuda e Kaikias.

O comandante do Katana, Cesar Gomes Neto, aguarda com entusiasmo o momento de retornar à raia em Ilhabela. “Estou com muita saudade do barco e vontade de velejar. A flotilha paulista é muito competitiva, o que aumenta a expectativa da tripulação. Acredito que o Caballo é o favorito para esta etapa”, afirma o timoneiro catarinense. O Caballo Loco foi vice-campeão brasileiro e terceiro colocado na Semana de Vela.

Para Gomes, as disputas de julho em Ilhabela contribuíram para fortalecer a classe C30. “Pelo desenho, o Carabelli 30 (C30) já nasceu com muito potencial. O nível técnico dos tripulantes torna os barcos ainda mais velozes. Foi o que vimos nas regatas do Brasileiro e da Semana de Vela em julho. Todos com força máxima. Sou o mais novo dos comandantes da C30 e estou feliz por disputar a classe oceânica mais competitiva do País”, assegura o comandante do Katana.

Nível olímpico na classe – A exemplo da Semana de Vela de Ilhabela, o Kaikias estará novamente sob comando da velejadora olímpica de Match Race nos Jogos de Londres, Tatiana Almeida, representando a Marinha do Brasil. O Caiçara, comandado por Marcos de Oliveira Cesar conta com Fábio Pillar, o Cachopa, tático campeão mundial na classe Laser Radial.

O Caballo Loco, de Mauro Dottori, terá como tático o também velejador olímpico Alexandre Paradeda, representante do País na classe 470 nos Jogos de Atenas (2004) e Pequim (2008). As experiências de José Luiz Apud (+Realizado) e Humberto Diniz (Barracuda) prometem acirrar ainda mais a disputa da C30 nas raias do Canal de São Sebastião na penúltima etapa do ano da Copa Suzuki.

Três primeiros colocados da C30 após 18 regatas (2 descartes)  

1 – Caiçara (Marcos Cesar): 12 vitórias – 21 pontos perdidos

2 – Caballo Loco (Mauro Dottori): 5 vitórias – 30 pp

3 – eCycle +Realizado (José Luiz Apud): 1 vitória – 44 pp

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Blog Sobre as Águas
Topo