Topo

Sobre as Águas

Monocascos na AC 2017

Antonio Alonso

12/09/2017 12h06

A regata mais antiga do mundo já se prepara para sua edição de número 36, que será em 2021, na Nova Zelândia.

Os atuais campeões, o Emirates Team New Zealand, devem oficializar o retorno dos barcos de um casco só após edições seguidas com catamarãs (dois cascos).

A regra diz que os vencedores da última edição tem o direito de escolher a versão de barco para a próxima.

O Royal New Zealand Yacht Squadron indicou que as regatas serão disputadas em monocascos de alta performance.

Monocascos são iguais aos Volvo Ocean Race atuais!

Já os catamarãs usados nas edições anteriores são mais rápidos e chamam atenção por literalmente voarem.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas