Topo

Sobre as Águas

Yacht Club Paulista recebe Copa de Vela com palestra sustentável

Antonio Alonso

03/08/2017 14h27

Largada de Snipe na Guarapiranga (Douglas Moreira / Fisheye Images)

A movimentação dos velejadores na 8ª Etapa da Copa Paulista não ficará restrita às manobras na Represa Guarapiranga. O fim de semana (05 e 06/8) de regatas será aberto no sábado às 9h30 no Yacht Club Paulista (YCP), com a palestra "Mindfulness Não-dualidade", do consultor de empresas multinacionais, Kalim Zappa, fundador da Orchestra do Silêncio, projeto dedicado a transformar a vida de forma integral e sustentável.

Após a palestra, com duração de aproximadamente uma hora, o YCP oferecerá um brunch aos velejadores em meio à premiação da sétima etapa. As largadas das primeiras regatas do dia estão previstas às 14h00 e às 13h00, sábado e domingo, respectivamente. Serão utilizadas duas raias, separando-se Copinha Optimist e Dingue, das demais classes. A partir da quarta regata descarta-se o pior resultado.

A etapa deste fim de semana marca o retorno dos barcos da competitiva classe HPE 25 à represa, após acirradas disputas em Ilhabela envolvendo Campeonato Brasileiro, em junho, e a tradicional Semana de Vela, em julho, o que aumenta a expectativa dos velejadores da classe. "Estamos ansiosos para voltar a correr na Guarapiranga. Os dois eventos em Ilhabela tiveram excelente nível técnico, aprendemos muito e tenho a certeza de que as tripulações estarão ainda melhores", afirma Fábio Faccio, comandante do Blue Shark (YCP).

"É com satisfação que vemos a HPE 25 crescendo em número de participantes e barcos novos se incorporando à classe, além de outros retornando. A Flotilha Guarapiranga deve atingir número recorde de participantes nas próximas regatas, o que nos motiva ainda mais a competir. "Bons ventos aos velejadores de todas as classes, especialmente aos da HPE 25", deseja Faccio.

São esperados 50 barcos de 15 classes, com mais de 80 velejadores. Desde o início da temporada, somadas sete etapas, a Copa Paulista reuniu 260 embarcações e 390 velejadores. Idealizada pelo YCP em 2015, a competição adquiriu dimensões mais abrangentes e neste ano passou a ser organizada em parceria com Yacht Club Santo Amaro (YCSA), Clube de Campo São Paulo (CCSP) e Iate Clube de Santos (ICS), além do aval da Fevesp – Federação de Vela do Estado de São Paulo.

Kalim Zappa – O palestrante é especialista em facilitação de processos de transformação humana com base em Mindfulness e Vedanta.  Desenvolve e oferece treinamentos para pessoas e lideranças de organizações multinacionais com o propósito de inspirar nova forma de viver e atuar com mais equilíbrio e significado. É Instrutor Sênior de mindfulness pela MTI_Mindfulness Trainings International, habilitado como Trainer pela Oneness University (India) e formado em administração com especialização em marketing na Santa Fé University of Arts and Design (EUA).

Líderes nas classes mais numerosas após sete etapas
Optimist – André Vasconcellos (CCSP) – 73 barcos
Snipe – Leonardo Prioli e Gabriel Chorociejus (YCP) – 45 barcos
Laser Standart – André Schwarz (YCSA) – 27 barcos
Laser Radial – Cristine Reumer (YCSA) – 22 barcos
Dingue – Guilherme Menezes e Yasmin Cardoso (ICS) – 17 barcos
HPE 25 – Relaxa – Arthur Vasconcellos (YCSA) – 10 barcos
Day Sailer – Arno Buchli Jr. (ASBAC) – 8 barcos
Star – Alessandro Pascolato e Henry Boening – 8 barcos

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas