Topo

Sobre as Águas

Bond Girl e Pé de Vento vencem na abertura da HPE 25 na Semana de Vela de Ilhabela

Antonio Alonso

13/07/2017 10h31

Largada da HPE 25em Ilhabela (Thito Strambi / Sail Station)

A classe HPE 25 estreou na 44ª Semana de Vela de Ilhabela (SVI) em dois cenários diferentes. A primeira regata, com vento sul, foi disputada no través da Praia de São Francisco, em São Sebastião, com vitória do Bond Girl. A mudança do vento para leste obrigou a Comissão de Regatas a mudar a raia para o norte de Ilhabela, próximo à Ponta das Canas. Uma nova rondada de vento na última perna, levou o Pé de Vento à vitória, mas a liderança após duas regatas é do Aventura 55. O campeonato segue até sábado (15).

A primeira regata começou com vento em torno de 11 nós (20 km/h), mas a intensidade foi caindo ao logo da prova. Bond Girl, Dom e Ginga estiveram quase o tempo todo juntos na raia e essa foi a ordem de chegada dos três primeiros entre 21 barcos. "Foi uma regata bastante tática, com os três barcos mais o Fit to Fly em condições de vencer. Ganhamos no detalhe, porque arriscamos em uma rajada mais à direita no final", avaliou o timoneiro do Bond Girl, Rique Wanderley, campeão da HPE 25 na SVI de 2012 e 2015.

Na segunda prova, com a raia montada fora do Canal de São Sebastião, súbita mudança de vento na última perna de popa alterou as posições dos barcos. Takra e Ginga, que duelavam pela liderança entraram em um buraco de vento e deixaram a raia livre para Pé de Vento, Monivox e Cabron cruzarem a chegada nas três primeiras colocações, respectivamente. Paguei uma penalidade logo após a largada e estava me recuperando bem, mas no final o vento voltou para sul, uma variação de 90 graus", contou Wanderley.

Classificação após duas regatas

1 – Aventura 55 (José Vita): 4+5 = 9 pontos perdidos

2 – Pé de Vento (Vasco Simões): 10+1 = 11 pp

3 – Dom (Pedro Lodovici): 2+10= 12 pp

4 – CONQUEST (Marco Hidalgo): 8+4 = 12 pp

5 – Bond Girl (Rique Wanderley): 1+12 = 13 pp

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas