Topo

Sobre as Águas

Terceiro dia da Semana de Vela de Ilhabela

Antonio Alonso

12/07/2017 20h51

Segundo o comunicado oficial, as regatas exigiram muitos bordos dos velejadores. Teve regata de percurso médio no Canal para todas as classes e dois barla para os HPE. Vento de intensidade média para fraca. "É regata mata o velho", brincou o tático Mário Buckup. "Nos barcos maiores, as tripulações cansam muito com as cambadas para se manter perto do raso".
Já os profissionais dizem o contrário: "A regata com vento pleno o tempo todo fica mais divertida, a gente não vê o tempo passar. A regata com calmaria, o barco sem andar, a correnteza contra, isso é que cansa o psicológico, é um outro tipo de cansaço. Prefiro mil vezes o cansaço de uma regata de 15 cambadas, do que nenhuma cambada por não ter vento. Pra nós é mais divertido assim", falou Fábio Pillar, tático do C30 Caiçara.

O barco Áries III, atual bicampeão dos Clássicos, cometeu um erro e acabou abandonando a regata ao cair numa área de baixio.

Amanhã tem mais 

Foto: Aline Bassi

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas