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Sobre as Águas

Disputa na classe C30 começa equilibrada em Ilhabela

Antonio Alonso

12/07/2017 10h48

Largada da classe C30 em Ilhabela (Caio Ambrósio / Boat Shopping)

Apenas quatro pontos separam os quatro primeiros colocados da classe C30 após as três primeiras regatas da Semana de Vela de Ilhabela (SVI). No segundo dia da competição, Katana Portobello e Caiçara venceram uma prova cada, impulsionados pelo vento sul entre 10 e 12 nós. O Caiçara que já havia vencido a Regata Toque Toque na abertura do evento, assumiu a liderança da SVI.

As regatas desta terça-feira (11) apresentaram como principal obstáculo para as tripulações, o baixio (águas mais rasas) próximo a São Sebastião. Quem conseguiu pegar o rumo do baixio com vento limpo se deu bem. "Atribuo a vitória na segunda regata à nossa largada. Conseguimos evitar confronto com os adversários e seguir com rumo livre e vento limpo. Assim abrimos e conservamos a vantagem até o final", contou o tático do Caiçara, Fábio Pillar, o Cachopa.

Para defender a liderança parcial, o tático do Caiçara tem a estratégia definida para as próximas regatas. "Não podemos aliviar nas largadas. Quando as provam tendem a se tornar um carrossel (sem ultrapassagens), quem larga bem chega bem". Tem muito campeonato pela frente. Vamos manter a concentração e respeitar os adversários", recomendou Cachopa.

O responsável pela tática no rival, Caballo Loco, é o velejador olímpico Alexandre Paradeda, que analisou as condições do dia. "Quem chegou primeiro no baixio, levou a regata, caso do Caiçara. Até que tivemos um dia proveitoso. A previsão informava que não haveria vento e acabou entrando de sul, constante", disse Paradeda. Com dois segundos lugares, o Caballo Loco assumiu a vice-liderança, à frente de Katana Portobello e eCycle +Realizado, que vêm a seguir com mesma pontuação.

Classificação parcial da C30 após três regatas

1 – Caiçara (Marcos Cesar): 1+3+1 = 5 pontos perdidos

2 – Caballo Loco (Mauro Dottori): 3+2+2 = 7 pp

3 – Katana Portobello (Cesar Gomes Neto): 4+1+4 = 9 pp

4 – eCycle +Realizado (José Luiz Apud): 2+4+3 = 9 pp

5 – Kaikias C-Tank (Rafael Pariz): 6+5+5 = 16 pp

6 – Barracuda (Humberto Diniz): 5+6+6 = 17 pp

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

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