Topo

Sobre as Águas

Classe HPE 25 inicia briga pelo título em Ilhabela

Antonio Alonso

11/07/2017 16h11

Emoção na HPE 25 em Ilhabela (Marcos Méndez / Sail Station)

A vontade de velejar para valer, contida desde o Campeonato Brasileiro, há um mês também em Ilhabela, será extravasada nesta quarta-feira (12) nas primeiras regatas com pontuação válida para a classe HPE 25 na 44ª Semana de Vela de Ilhabela (SVI). A flotilha de 21 barcos larga ao meio-dia para a primeira de dez provas previstas até sábado, sendo que podem ser dadas até três largadas por dia. No último domingo, a Regata Renato Frankenthal abriu o evento, com vitória do atual campeão, Ginga, mas não somou pontos para a SVI.

O número de inscritos é quase o mesmo do Brasileiro, disputado por 24 barcos, motivo de satisfação para os velejadores da classe. "Mesmo com a proximidade de data e mesmo local do Brasileiro, não esperávamos tão ampla adesão. Mostra que o grupo está realmente dedicado ao desenvolvimento da classe", afirma o timoneiro do HPE 25 Pajero, Felipe Furquim. "O campeonato será equilibrado, sem um grande favorito. Ganhar em Ilhabela será consequência dos fatores de cada dia", prevê o velejador. A flotilha reúne barcos de quatro cidades: lhabela, São Paulo, Florianópolis e Rio de Janeiro.

A presença das embarcações da Represa Guarapiranga é exemplo de envolvimento dos velejadores de HPE 25 de outras cidades, além de Ilhabela. O gerente comercial da classe, Felipe Brito, será proeiro e responsável pelas velas (trimmer) no Sururu, com sede no Yacht Club Santo Amaro (YCSA). "A tripulação está com o barco há menos de um ano. O Brasileiro foi muito útil como aprimoramento e a tendência é de iniciarmos a SVI em um nível mais elevado",

Os três primeiros colocados da SVI de 2016 estarão na raia para defender o pódio, respectivamente: Ginga, Takra e Dom, bronze também no Campeonato Brasileiro deste ano. O atual vice-campeão nacional, Fit to Fly, e o campeão da SVI de 2015, Bond Gir,l estão entre os candidatos ao pódio. A HPE 25 estreou em Ilhabela em 2002 e hoje a flotilha nacional da classe conta com 58 barcos, além de outros três em construção no Rio de Janeiro.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas