Topo

Sobre as Águas

Flotilha Paulista reforça HPE 25 em Ilhabela

Antonio Alonso

09/07/2017 10h16

Takra, do Yacht Club Paulista (Marcos Méndez / SailStation)

A manutenção de uma flotilha permanente no Yacht Club Paulista (YCP) tem incentivado os velejadores da classe HPE 25 a competir além da Represa Guarapiranga (SP). A eficiência do movimento criado há um ano e meio foi comprovada há 20 dias no Campeonato Brasileiro em Ilhabela, onde a maioria dos barcos permaneceu a fim de correr também a Semana de Vela, a partir deste domingo (09/7), com sede no Yacht Club de Ilhabela (YCI).

Entre os 24 barcos que correram o Brasileiro, oito pertencem à Flotilha Guarapiranga: Phoenix, Takra, Ubuntu, Pajero e Blue Shrak (YCP), enquanto Relaxa, Sururu e Euphoria representam o Yacht Club Santo Amaro (YCSA), ou seja totalizaram um terço (33%) dos inscritos no campeonato. Exceção ao campeão Phoenix, de volta ao YCP, os demais devem correr as regatas da 44ª Semana de Vela de Ilhabela.

Responsável pela introdução dos HPE 25 no YCP, o velejador Eduardo Souza Ramos confirma a meta alcançada. "A presença maciça dos barcos da Guarapiranga em Ilhabela demonstra que o pessoal compreendeu a importância de movimentarmos a classe. Desde o início de 2016 estamos velejando pelo menos um evento por mês". Com o Phoenix fora da raia, Souza Ramos ficará no leme do S40 Pajero na Semana de Vela deste ano.

A flotilha nacional da classe conta atualmente com 58 barcos espalhados por São Paulo, Ilhabela, Rio de Janeiro, Salvador e Florianópolis, cidade já definida como sede do próximo Brasileiro no segundo semestre de 2018. Outros três estão sendo construídos no Rio de Janeiro, o que elevará em breve o número da flotilha de HPE 25 no Brasil para 61 barcos.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas