Topo

Sobre as Águas

Caiçara lidera classe C30 em Ilhabela

Antonio Alonso

29/05/2017 15h59

Duelo entre Caiçara e Barracuda no Circuito Ilhabela (Edu Grigaitis / Balaio)

 

Barco do comandante Marcos Cesar venceu duas das três regatas deste fim de semana (27 e 28) na 2ª Etapa do Circuito Ilhabela de Vela Oceânica – Copa Suzuki. O Caiçara soma cinco pontos perdidos, seguido por Caballo Loco e Barracuda, ambos com sete pontos. Em seguida está o +Realizado eCycle com 11 pontos. O vento leste fraco deste domingo, 6 a 7 nós (cerca de 12 km/h), levou a regata para a Ponta das Canas.

Além de liderar a etapa, o Caiçara é também o primeiro colocado na temporada. Em março, venceu seis das dez regatas na abertura de 2017. "O sábado foi um dia desafiador com vento sudoeste em torno de 12 nós (22 km/h) e forte correnteza no Canal de São Sebastião. O Caballo Loco velejou muito na primeira regata e venceu de ponta a ponta. Travamos um duelo acirrado com o Barracuda e chegamos em terceiro lugar", comentou Marcos Cesar.

Com o vento favorável, a Comissão de Regatas (CR) organizou uma segunda prova, mas logo após a largada o vento começou a rondar. "Largamos bem, mas o Caballo Loco assumiu a ponta e optou por um rumo mais rente a Ilhabela. Nós mantivemos o trajeto mais ao centro do canal e com o encurtamento do percurso chegamos na frente. Domingo, com o vento mais fraco, vencemos a única regata do começo ao fim", analisou o comandante e timoneiro do Caiçara.

O Caballo Loco chegou à quarta vitória no ano, enquanto o +Realizado eCycle já venceu uma regata e o Barracuda vem fazendo campanha de recuperação após dois segundos lugares neste fim de semana. A etapa, considerada como Warm Up para a Semana de Vela de Ilhabela (7 a 15/7), será concluída em 3 e 4 de junho, incluindo-se um descarte a partir da quinta regata. O Yacht Club de Ilhabela (YCI) recebeu 40 embarcações das classes: C30, HPE 25, RGS, IRC e Clássicos.

Classificação parcial da 2ª Etapa (após três regatas) 
1 – Caiçara (Marcos de Oliveira César) : 3+1+1 = 5 pontos perdidos
2 – Caballo Loco (Mauro Dottori) : 1+2+4 = 7 pp
3 – Barracuda (Humberto Diniz) : 2+3+2 = 7 pp
4 – +Realizado eCycle (José Luiz Apud) : 4+4+3 = 11 pp

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas