Topo

Sobre as Águas

Que início da Louis Vuitton

Antonio Alonso

27/05/2017 17h22

Fala pessoal,

Terminou agora (17h deste sábado) o primeiro dia da Louis Vuitton, com as regatas de classificação que definem o desafiante do ORACLE Team USA na 35ª America's Cup. E os próprios detentores do título foram os melhores do dia, vencendo Groupama e o Emirates (numa reedição da final de 2013).

Foram seis regatas na Baía de Great Sound, nas Bermudas. Veja os resultados aqui. O que mais chamou atenção foi a equipe do Emirates Team New Zealand, pedalando no grinder!  Talvez a maior novidade na regata – a mais antiga de todas. Em breve falo mais dessa parada aqui.

Só tinha fera na raia, como campeões olímpicos e da Volvo Ocean Race.  E por falar em fera, a liderança ficou, pelo menos por enquanto, com o Land Rover BAR do Sir Ainslie. Mesmo com a derrota e uma delaminação do casco após uma batida com os japoneses, eles estão em primeiro por causa dos dois pontos obtidos pelo melhor desempenho nas regatas de 2015 e 2016, chamadas World Series. Se não fosse a derrota no último match, a vantagem dos ingleses seria enorme!

27/05/2017 – Bermuda (BDA) – 35th America's Cup 2017 – Louis Vuitton America's Cup Qualifiers, Day 1, Live Photo

 

Veja o relato completo:

Os detentores do título, os norte-americanos do Oracle Team USA abriram as provas contra os franceses Groupama Team France. O time de Jimmy Spithill passou com sobras pelos adversários comandados por Franck Cammas, que já foi campeão da Volvo Ocean Race. Na sequência, os suecos do Artemis, com medalhistas olímpicos da vela a bordo, passaram pelos orientais do Softbank Team Japan, após uma virada na reta final do match. Apesar de ser do Japão, o barco tem apenas um atleta local: Yuki Kasatani. O terceiro match do dia foi Nova Zelândia x França. A tripulação neozelandesa venceu com tranquilidade o matchs contra Groupama (França)! Eles chamaram atenção do mundo da vela ao usar pedais para regular as velas. Os outros cinco botaram os braços pra trabalhar no chamado 'grinder'.

Comandada pelo tetracampeão olímpico  Sir Ben Ainslie, a equipe britânica do Land Rover BAR estreou com vitória sobre os suecos do Artemis, com 11 segundos de vantagem na linha de chegada. A equipe conta também com Giles Scot, campeão olímpico na Rio 2016, e com o espanhol Xabi Hernandéz, comandante do MAPFRE na Volta ao Mundo e também ouro olímpico.  O penúltimo duelo do dia foi a reedição da America's Cup 2013 entre Estados Unidos e Nova Zelândia. O ORACLE USA largou melhor, mas as pedaladas dos kiwis igualaram o duelo até um contorno de boia, onde uma quase batida entre os catamarãs foi pior para os kiwis, que perderam a prova. No último match, os britânicos do Land Rover BAR foram penalizados no procedimento de largaram e perderam para os japoneses. O veleiro teve uma delaminação no casco.
As regatas voltam a ser disputadas neste domingo, a partir de 14h (horário de Brasília) com SUE x FRA, EUA x GBR, JAP x NZL, EUA x SUE, NZL x GBR e JAP x EUA. O evento é transmitido no Brasil pela ESPN+.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas