Topo

Sobre as Águas

#thefuture da Volvo Ocean Race

Antonio Alonso

18/05/2017 11h42

Meses atrás, a Volvo veio com a informação de que Guillaume Verdier iria projetar o novo modelo de barco para a próxima década. Hoje, na Suécia, a organização anunciou as mudanças a partir das regatas de 2020.

Foto: Ainhoa Sanchez / Volvo Ocean Race

O debate era entre barco de um casco ou os catamarãs voadores, estilo America's Cup. E a Volvo Ocean Race escolheu logo os dois! Os veleiros usados nas travessias pelos mares do planeta serão de 60 pés (18,29 metros) com foils (Os IMOCAs da Vendée Globe podem ser adaptados). Já nas regatas in-port, as equipes vão usar catamarãs voadores 32-50 pés (10-15 metros), que são leves e rápidos.

"Tivemos muitos debates sobre usar um multicasco ou monocasco e, de fato, a solução final para nós é fazer as duas coisas. Então haverá três cascos nas futuras edições!", disse CEO da Volvo Ocean Race, Mark Turner.

Offshore 60 foot (18.29m) foil-assisted monohull

Junto com os barcos, a VOR também disse que vai tentar acabar com o passivo ambiental gerado por toda operação, parceria com a ONU, incentivo à formação de atletas e a possibilidade de a regata durar até dois anos.

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas