Topo

Sobre as Águas

Um dos maiores eventos de vela do mundo no Brasil

Antonio Alonso

09/05/2017 17h39

Foto: Edu Grigaits|Balaio

Sim! Estamos falando da Semana de Vela de Ilhabela, que nesta temporada chega à sua 44ª edição. As regatas serão disputadas de 7 a 15 de julho. Serão 9 classes em jogo, mais de 1.000 velejadores e até 150 embarcações.

Os números são importantes, claro, mas a Semana de Vela é um evento social, reunindo toda a comunidade da modalidade nas férias de julho. Os resultados esportivos se misturam com a tradicional festa após as provas no Yacht Club de Ilhabela (YCI).

Segundo a organização, esse ano terá a tal de Race Village ou Vila da Regata, que será montada pela prefeitura local no centro da cidade.

Vejam o que o Kalu, que é o diretor do YCI escreveu

"As grandes regatas internacionais e semanas de vela como Volta ao Mundo, America's Cup e Copa del Rey colocam o público dentro do evento, dando chance para os fãs se aproximarem dos seus ídolos, dos barcos e de tudo que ocorre. Em julho, quem estiver em Ilhabela vai vivenciar a Semana de Vela. O envolvimento do poder público local será fundamental nessa experiência".

A Semana de Vela de Ilhabela é única por proporcionar uma infinidade de situações com diversos tipos de percurso, condições de vento, corrente e dar chance para os amadores medirem esforços com profissionais e olímpicos. Na edição passada, 136 barcos de 13 classes diferentes estiveram presentes, entre eles equipes do Uruguai, Argentina e Chile.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas