Topo

Sobre as Águas

Yacht Club Paulista comemora 85 anos com festa na terra e na água

Antonio Alonso

08/05/2017 15h12

Emoção nas regatas pelos 85 anos do YCP (Douglas Moreira / Fisheye Images)

Comemorações na água e em terra firme marcaram o fim de semana dedicado aos 85 anos do Yacht Club Paulista, um dos mais tradicionais clubes náuticos do País. A vocação para a vela foi demonstrada na 5ª Etapa da Copa Paulista, com 50 barcos competindo sábado e domingo (6 e 7/5) em três regatas na Represa Guarapiranga.

Na noite de sábado o comodoro do YCP, José Agostini Roxo, recebeu cerca de 150 convidados na sede social para a comemorar a data. "É gratificante constatar o empenho de associados e diretores na construção de uma vitoriosa história de 85 anos. Nossos campeões mundiais são exemplos de dedicação ao esporte, mas também tenho orgulho da eficiência do clube em formar cidadãos", discursou Roxo.

Presentes à cerimônia, o vice-almirante Antônio Carlos Guerreiro, comandante do 8º Distrito Naval, e o presidente vitalício do Conselho Deliberativo do YCP, Jorge Prada, pai do tetracampeão mundial e medalhista olímpico, Bruno Prada, enalteceram a relevância do clube nos âmbitos esportivo e social. Também foram homenageados os fundadores do YCP, Eurico Sodré e Alaíde Borba.

Festa na água – Principalmente os velejadores de Snipe, vêm de uma maratona de regatas devido ao inédito Sudeste Brasileiro organizado há uma semana pelo próprio YCP. As duplas da classe, porém, não esmoreceram e voltaram a compor na raia a flotilha mais numerosa da Copa Paulista ao lado da classe Laser.

"Ainda estamos de ressaca do Sudeste de Snipe", referiu-se o velejador Luis Carlos de Borba, em relação aos três dias intensos do campeonato recém-disputado na Guarapiranga, até 1º de Maio. "Retornei à classe Snipe há apenas um ano, motivado pela Copa YCP. Além de orientar meu proeiro Leo Lorenzi (13 anos), estou aprendendo de novo e voltando a conquistar o respeito na água", brincou Borbinha.

Para Eloah Hackerott, proeira do marido Alberto e uma das Divas da Snipe do YCP, foi preciso coragem para retornar à raia apenas cinco dias após o Sudeste Brasileiro. "Os hematomas ainda estão estampados na pele. São três finais de semana seguidos na água, mas estou me sentindo cada vez mais forte como velejadora e como mulher. Meu marido não alivia e muitas vezes deixa para que eu faça força na escora", denunciou sorridente, a advogada tributária.

Vencedores entre os líderes na geral – Alguns dos ganhadores da quinta etapa também lideram suas classes nos resultados acumulados como, Arno Buchli Jr. (ASBAC) na Day Sailer e André Vasconcelos (CCSP) na Optimist. Também venceram no fim de semana: Felipe Echenique (YCSA) na Laser, Ricardo Santos (YCSA) na Finn, Plínio Pereira (Pera Náutica) na Hobie Cat 14, Drausio Morganti e Joeli Bagetti (Pera Náutica) na Hobie Cat 16, Enrico e Frederico Francavilla (YCSA) na Snipe, além de Fábio Prada e Cristiano Rushmann (YCP) na classe Star.

Realizada em parceria com Yacht Club Santo Amaro (YCSA), Clube de Campo São Paulo (CCSP) e Iate Clube de Santos (ICS), esta etapa da Copa Paulista teve sede no YCP e voltará à Guarapiranga nos dias 10 e 11 de junho para a sexta de 12 etapas programadas para a temporada. O campeonato tem realização da Fevesp – Federação de Vela do Estado de São Paulo.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas