Sobre as Águas

Regatas inéditas em Santos levam 40 barcos à raia na Copa Paulista

Antonio Alonso

Copa pela primeira vez na Baía de Santos (Maurício Brancco / ICS)

A Copa Paulista de Vela, idealizada pelo Yacht Club Paulista (YCP) em 2015, levou pela primeira vez as regatas para a Baía de Santos, após dois anos de atividades intensas na Represa Guarapiranga. A terceira das 12 etapas programadas para a temporada, terminou neste domingo (26) com 39 embarcações impulsionadas pelo vento sudoeste em torno de nove nós (cerca de 16 km/h).

As classes Snipe e Laser (standard, 4.7 e máster) dominaram a raia, que ainda recebeu Dingue, Holder e Hobie Cat entre os barcos inscritos no Iate Clube de Santos (ICS), novo parceiro do YCP na organização da Copa Paulista. A segunda etapa ficou sob responsabilidade do Clube de Campo São Paulo (CCSP) e a próxima, terá como sede o Yacht Club de Santo Amaro (YCSA) em 21, 22 e 23 de abril.

A etapa inédita atingiu a expectativa dos velejadores e animou o diretor de Vela do YCP, Alberto Hackerott. ''Pudemos experimentar uma raia em que as condições da maré e as ondas interferem diretamente na regata. São variáveis ausentes na represa. Conseguimos assim, atender ao apelo dos velejadores que desejavam correr no mar. Agradeço ao ICS pelo empenho'', afirmou Beto, quarto colocado geral na Snipe ao lado da esposa Eloah e vencedor da etapa entre as duplas mistas.

Com 15 embarcações na raia, a classe Snipe foi a mais numerosa em Santos. Vitória da dupla do YCP, Leonardo Prioli e Gabriel Chorocejus, seguida por Ubinha/Brandão e Gagliotti/Wisniewski, ambas do ICS. Na Larer, com 13 barcos, Paulo Papadimitrus (YCSA) venceu na categoria Standard, enquanto Felipe Fonseca, do mesmo clube, foi o primeiro colocado na 4.7.

Os vencedores nas demais classes: Dingue – Menezes e Cardoso (ICS); Holder – Lucas Neves (ICS); Hobie Cat 14 – Alexandre Garcia – Clube Internacional de Regatas (CIR), de Santos. Barcos e tripulações retornam à Baixada Santista em 24 e 25 de junho, para a segunda das três etapas da Copa Paulista programadas para o mar neste ano.