Topo

Sobre as Águas

Copa Suzuki de Vela Oceânica 2017 começa sábado

Antonio Alonso

09/03/2017 15h21

O mais regular campeonato de vela oceânica paulista inicia sua primeira etapa no próximo final de semana, em Ilhabela, SP. Promovida pelo Yacht Club de Ilhabela, a Copa Suzuki terá quatro etapas em 2017, nos meses de março, junho, setembro, novembro e dezembro que devem reunir velejadores das classes ORC, IRC, C30, HPE-25, BRA-RGS e Bico de Proa. Em 2016, as quatro etapas proporcionaram aos participantes mais de 30 regatas.

Neste ano, a comissão organizadora, sob responsabilidade de Carlos Eduardo Sodré, o "Cuca", pretende inovar trazendo para a competição algumas alterações: "Sendo um campeonato regular e de longa duração, queremos proporcionar ao velejador mais opções de regatas diferentes. Alguns exemplos são a inclusão de um gate obrigatório em uma das pernas de algumas regatas da classe HPE, regatas com pontuação duplicada, novas regatas de percurso, enfim, garantir uma diversidade de situações para velejar", comenta "Cuca".

Incentivo aos velejadores de todos os níveis Tendo grande visibilidade no litoral norte paulista a Copa Suzuki também pretende "acolher" velejadores com as mais variadas experiências e expectativas: "Desde quem está começando na vela de oceano, ou quer apenas pura diversão, como é o caso da classe Bico de Proa, desde os mais competitivos, equipes como as classes HPE e C30, barcos de alta performance", comenta o Diretor de Vela do Yacht Club de Ilhabela, Carlos Eduardo Souza e Silva, o "Kalu".

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas