Topo

Sobre as Águas

Classe C30 tem decisão dramática em Florianópolis

Antonio Alonso

13/02/2017 13h07

Katana Energia: dupla vitória (Gabriel Heusi / Heusi Action) Katana Energia: dupla vitória (Gabriel Heusi / Heusi Action)

A decisão do Circuito Oceânico Ilha de Santa Catarina não poderia ser mais dramática para Katana Energia e Caballo Loco, e suas tripulações catarinense e paulista, respectivamente. A conquista do Katana em Florianópolis foi apertada, em cima da linha, na regata final válida pelo pelo circuito de oceano e pela primeira etapa do Campeonato Brasileiro da classe C30. A diferença foi de apenas 14 segundos após 1h10 de regata. Ambos se apresentaram na raia em condições de igualdade e bastaria a um dos dois vencer o duelo, independentemente da posição dos outros barcos.

No Brasileiro, Katana e Caballo Loco somavam dez pontos perdidos, enquanto no circuito, vantagem mínima do Katana: 6 a 7. O velejador olímpico da classe 470 nos Jogos de Pequim, Fabio Pillar, vibrou com a conquista do Katana neste sábado (11). "Foi uma vitória da persistência. Disputamos a regata toda casco a casco com o Caballo e só conseguimos ultrapassar no último bordo da última perna de popa. Ganhamos por pouco, foi emocionante", contou Pillar após a regata impulsionada pelo tradicional vento nordeste entre 8 e 10 nós na sede do Iate Clube de Santa Catarina (ICSC) em Jurerê.

Timoneiro do Katana em Florianópolis, Pillar retornará ao seu posto como tático de outro C30, o campeão paulista Caiçara, na Semana de Vela de Ilhabela, em julho, segunda e decisiva etapa do Brasileiro da classe. Das sete regatas da C30 disputadas em quatro dias, cinco foram válidas pelo Circuito de Santa Catarina, com um descarte para cada campeonato. A prova final teve vitória do atual campeão brasileiro Zeus Sailing Team, comandado por Inácio Vandresen, seguido por Corta Vento, de Daniel Matos. Ao Katana bastou o terceiro lugar, à frente do Caballo Loco, para consolidar a conquista.

No rigor do equilíbrio da classe C30, Katana e Zeus terminaram a primeira etapa do Brasileiro com 13 pontos perdidos, porém, com uma vitória a mais para o Katana. No circuito de oceano, a diferença entre o vencedor e o vice-campeão Caballo Loco foi de apenas dois pontos perdidos: 9 a 11. A tripulação do Caballo Loco, comandada por Mauro Dottori, contou ainda com a experiência do também velejador olímpico Alexandre Paradeda, campeão brasileiro da classe Snipe há menos de um mês em Ilhabela.

"Na briga pelo título, Caballo e Katana desgarraram da flotilha e passaram a se marcar em autêntico match race. Na segunda boia de contravento o Caballo estava um pouco à frente, mas a vela balão deu sutiã (torceu no momento de inflar). Foi uma tremenda disputa. Parabéns ao Katana que conseguiu nos ultrapassar quase em cima da linha de chegada", relatou o comandante Dottori, do Caballo Loco. "Na C30 costuma ser assim: não tem campeão enquanto não tivermos a última regata".

1ª Etapa do Campeonato Brasileiro
1º Katana – 13 pontos perdidos
2º Zeus Team – 13 pp
3º Caballo Loco – 14 pp

Circuito Oceânico Ilha de Santa Catarina
1º Katana – 9 pp
2º Caballo Loco – 11 pp
3º Zeus Team – 11 pp

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas